|
||||||
Thiago Brutus vs. Danilo Mota (fotos: Igor Matheus/ Portal Infonet)
|
Poucas vezes o Teatro Atheneu esteve tão abarrotado. Era gente em cima, gente em baixo, gente passeando pelo saguão da entrada e mais gente querendo entrar. O detalhe é que, na ocasião, o “templo das artes” no estado cedia palco para outro tipo de manifestação “artística”: a arte suave do jiu-jitsu. Durante toda a tarde do último domingo, 22, centenas de pessoas prestigiaram o I Desafio Black Belt de Jiu-Jitsu, uma iniciativa que reuniu, em pleno palco do Teatro Atheneu, os melhores faixas-pretas do estado.
No combate principal do evento, Laus Rocha, da equipe de jiu-jitsu GFTeam, derrotou por pontos Gustavo Nunes, da Nova União, depois de estar praticamente o tempo inteiro na frente do placar – e nas costas do adversário: 11 a 3 na interpretação dos juízes. Segundo o vencedor, a luta refletiu seu apurado treino tático. “Em toda luta que faço, procuro ir para as costas. E eu estava pegando pesado no treino de uma posição nova. Além disso, meu oponente fez exatamente o que eu queria”, disse Laus.
Na categoria até 76 kg, Dymitry Dammiany mostrou que o tempo longe das competições com kimono não o enferrujaram. Em combate duro contra seu antigo companheiro de equipe, Bruno Rafael, o cabeça da DFC sacou um leg lock no meio da luta e finalizou o adversário para delírio da torcida.
“Treinar é uma coisa, mas competir é outra. Tive dois adversários muito duros, muito mais preparados do que eu imaginava, mas estou feliz com o resultado”. Ao final da luta, Dymitry retirou sua faixa-preta e a ofereceu a Bruno Rafael, selando o bom clima entre atletas que perdurou na competição. “Foi um gesto de amizade e respeito. É claro que na hora da luta a amizade fica à parte, mas quando acaba a situação é diferente”, destacou.
Na categoria acima de 76 kg, Danilo Mota ficou com o título após bater Thiago “Brutus” Braga também por pontos. Polêmico, o combate chegou a ser interrompido porque o técnico de Brutus na ocasião, Wagner Oliveira, se revoltou com a arbitragem e abandonou o recinto. Após rápido burburinho, a plateia começou a cantarolar “pegue seu banquinho e saia de fininho” até a retomada do combate no palco. Dentro do tatame, Danilo fez 6 a 0 e garantiu o triunfo para a equipe Gracie Barra Sergipe.
Por fim, o Desafio integrou ainda duas lutas fora da faixa-preta para deleite da plateia. No desafio de submission, Victor Monteiro levou a melhor sobre José Guilherme por pontos em luta técnica e muito prestigiada pela torcida. Já entre os faixa-roxas, Alisson Nunes finalizou Ademir Silva e garantiu mais uma conquista: a faixa marrom, dada pessoalmente pelo mestre Ivan Lima, da Nova União, diante do teatro lotado.
Acompanhe abaixo a relação de vencedores:
Categoria até 76 kg: Dymitry Dammiany
Categoria acima de 76 kg: Danilo Motta
Super Luta: Laus Rocha
Desafio Faixa Roxa: Alisson Nunes
Desafio Submission: Victor Monteiro
Por Igor Matheus