Em jogo tenso e cercado por polêmicas, Sergipe empatou em 1 a 1 com o Botafogo em jogo válido pela primeira fase da Copa do Brasil. O jogo foi realizado nesta quinta-feira, 2, na Arena Batistão, zona sul de Aracaju. Com o resultado, o time da casa acabou dando adeus a competição.
O Sergipe dominou o primeiro tempo da partida e quase abriu o placar nos instantes iniciais. A defesa do Botafogo se desorganizou, Pedro Henrique ficou livre pela esquerda e bateu com categoria, mas a bola ficou nas mãos do goleiro botafoguense. O restante da etapa inicial foi de pressão total do Gipão que acabou abrindo o placar num golaço de falta de Augusto Potiguar ainda nos acréscimos do primeiro tempo.
As equipes voltaram para a segunda etapa do jogo de maneira mais equilibrada. Mas ainda assim o Sergipe resistia a pressão e estava segurando a classificação até os 54′ do segundo tempo, quando Andryelson igualou o placar para o Glorioso. O lance gerou muita polêmica porque o juiz deu sucessivos acréscimos e o gol teve origem depois da marcação de um escanteio questionado pelo time sergipano. Além do mais, o gol do Botafogo saiu cerca de 30 segundos depois dos acréscimos estipulados pelo juiz da partida, em aproximadamente 9 minutos.
Confusão
Logo após o gol de empate do Botafogo houve uma confusão generalizada. Alguns torcedores do Sergipe chegaram a invadir o gramado. A diretoria do time sergipano confrontou o juiz e o tempo fechou no Batistão. O presidente do Sergipe chegou a agredir o árbitro, sendo também atingido no rosto por um dos auxiliares. A situação teve que ser controlada por policiais.
Depois da partida o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), criticou a forma como a arbitragem conduziu a partida, sobretudo na etapa final. “Eu sou torcedor do Botafogo, mas o que a gente viu aqui foi um roubo. Roubaram o futebol Sergipano. É um escândalo. O Batistão estava bonito e não merecia isso. O Botafogo, pela sua grandeza, não precisa disso. Foi feio. É bom para o estado receber grandes equipes como o Botafogo, mas não precisava disso”, disse.
Posição da Secretaria de Esporte
Em nota divulgada nesta sexta-feira, 3, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer de Sergipe afirmou que o time sergipano foi prejudicado pelas decisões da arbitragem. “Os tempos de acréscimos, que totalizaram 9 minutos, deixaram claro o favorecimento à equipe do Botafogo, que fez um gol após os 54 minutos do segundo tempo, prejudicando o time sergipano, que dependia do resultado para seguir na competição”, argumentou.
Ainda segundo a Secretaria, atitudes como essas desfavorecem o futebol profissional e, sobretudo, o esporte. “Portanto, o Governo de Sergipe e a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer se somam ao Club Sportivo Sergipe em busca de explicação e providências imediatas por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)”, destaca.
Por fim, a nota termina dizendo que a Secretaria também lamenta os casos de violência registrados ao final da partida. “O esporte é um ambiente que não dá espaço para a violência”, salientou.
por João Paulo Schneider
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B