Equipe de xadrez do IFS é destaque em Sergipe

O xadrez é um esporte que envolve lógica, estratégia e tática. Um relógio marca o tempo da partida, cada movimento é pensado e tem como objetivo dar o xeque-mate no adversário. Resumindo, cada jogador analisa o tabuleiro e monta sua estratégia para chegar ao movimento final e vencer seu oponente. 

A movimentação das peças no tabuleiro chamou a atenção de Emily Silva, aluna do curso de Alimentos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Aracaju, despertando o seu interesse pelo esporte. “Eu observava meus colegas jogarem e um dia pedi que me ensinassem. Aos poucos, fui aprendendo a mover as peças e conhecendo melhor o jogo”, afirma.

No começo, Emily seria a única atleta do sexo feminino a representar o IFS nos Jogos dos Institutos Federais (JIFS). Mas ela estava disposta a mudar essa realidade. “Eu não queria participar sozinha da competição, por isso convidei minhas amigas. Elas aprenderam a jogar e ficaram animadas com a oportunidade. Foi aí que começamos a formar nossa equipe”, conta ela.

De brincadeira

As amigas eram Paula Noia e Alexia Barros, também alunas do curso de Alimentos do IFS. Elas, que ingressaram no esporte quase que por brincadeira, já colecionam bons resultados. O grupo, que hoje está divido nas categorias sub 16 e sub 18, é formado por Nicole Silva, Mateus Barbosa, Frederico Costa, Emily Silva, Alexia Barros e Paula Noia. 
Eles conquistaram quatro medalhas de ouro nos Jogos Escolares TV Sergipe 2011, uma de prata nos Jogos da Primavera 2010 e uma medalha de bronze na Etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIFS), que aconteceu em 2010, na Paraíba. No Circuito de Xadrez das Escolas Públicas 2011, a equipe alcançou as três primeiras colocações, recebendo medalhas de ouro, prata e bronze.

Jogos da Primavera

A atleta Alexia Barros conta que os treinamentos para os Jogos da Primavera já começaram e que será realizada uma seletiva para escolher duas representantes para participar da competição. “Os Jogos da Primavera têm um nível elevado, o que exige muita preparação. Mas estamos confiantes. No ano passado conseguimos a prata e agora queremos o ouro”, declara.
Paula Noia destaca que o treinamento específico para o torneio já vem acontecendo há pelo menos quatro meses. “Antes, nós não tínhamos um esquema técnico, apenas nos reuníamos para jogar. Foi o professor Marco Antônio que nos apresentou o relógio e começou a organizar nosso treinamento”, revela a aluna.
Segundo o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e técnico da equipe, Marco Antônio Góes, o grupo tem um potencial enorme. “Estava faltando um degrau para chegarmos à medalha, agora falta um degrau para sermos os melhores”, diz o professor, animado e ansioso pelo início da competição.

POrtal: Ascom IFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais