Estudantes da rede estadual de ensino de Sergipe ganharam 39 medalhas na II Paraolimpíada Escolar, em São Paulo. A competição realizada entre os dias 6 e 11 deste mês reuniu mais de 800 jovens de 14 a 20 anos, de 21 estados mais o Distrito Federal. O evento, que visa revelar possíveis atletas para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, é o mais paraolímpico do mundo nessa faixa etária. O estado de Sergipe conquistou seis medalhas de ouro, 17 de prata e 16 de bronze e ficou na 14ª colocação. Clédida Machado, chefe da delegação de Sergipe (Foto: Ascom/Seed)
A delegação de Sergipe composta de 24 atletas e 13 acompanhantes, entre técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e professores de educação física, desembarcou no aeroporto de Aracaju, às 15h do último sábado, 11. De acordo com a professora Clédida Machado, chefe da delegação dos estudantes da rede estadual, das 39 medalhas conquistadas por Sergipe, 26 foram da natação e 13 do atletismo. O secretário de Estado da Educação e vice-governador, Balivaldo Chagas, elogiou a participação dos estudantes da rede pública estadual no evento.
Claudianca Conceição comemora prata nos 300m de atletismo
“O sucesso da delegação de Sergipe só faz aumentar a nossa responsabilidade com o paradesporto escolar. Todos os atletas e professores estão de parabéns”, disse Belivaldo Chagas. Segundo os organizadores da competição estudantil, além de fomentar o surgimento de novos talentos, as paraolimpíadas escolares servem para chamar a atenção da sociedade sobre a eficácia do esporte como ferramenta da inclusão social. A chefe da delegação de Sergipe, Clédida Machado, disse que a experiência foi gratificante. “Eles é que são normais; nós é que temos dificuldades. Aprendemos muito mais com eles. São pessoas maravilhosas que merecem sempre o nosso carinho e respeito”, disse.
Modalidades
A II Paraolimpíada Escolar contou com a participação de estudantes de oito escolas públicas estaduais de ensino e duas da rede particular. As competições de natação aconteceram no Clube Estreia e as de atletismo no Centro de Treinamento Olímpico Parque Anhembi. Este ano, os atletas competiram em 10 modalidades, incluindo duas novas: tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado, além de atletismo, futebol para cegos, futebol para paralisados cerebrais, judô, bocha e goalball. O estado do Rio de Janeiro sagrou-se campeão, enquanto que São Paulo ficou na segunda colocação e Distrito Federal em terceiro lugar. Elaine dos Santos ganhou bronze no atletismo
Emocão dos atletas
A estudante do Colégio Estadual Leite Neto, Claudianca Santos Conceição, estava muito feliz por ter conquistado medalha de prata no atletismo 300 metros. Deficiente visual, ela disse que antes de mais nada estava feliz por ter participado do evento. “Ganhar é uma consequência. Para mim, o mais importante é participar”, ressaltou. Elaine dos Santos ganhou medalha de bronze no atletismo e, a exemplo da amiga, disse que vai comemorar bastante essa vitória. “Valeu o esforço de todos os atletas e professores. Foi excelente a participação de Sergipe. Todos estão de parabéns”, disse. Samuel Bispo ganhou ouro na natação 200m
Samuel Bispo de Souza ganhou a medalha de ouro na natação 200 metros. “Estou muito feliz. Além de ganhar a medalha de ouro, ainda levei três de prata e uma de bronze”, revelou. Adriene Laisa Santos, estudante do Colégio Acrísio Cruz, ganhou quatro medalhas na natação, sendo uma de ouro e três de bronze. “Estou muito feliz. Agora vou me preparar para o próximo ano, pois quero ganhar mais medalhas”, disse a estudante.
Fonte: Seed
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B