Exposição no Farol reúne apaixonados por drones e aeromodelos

Diversos modelos de aeronaves foram expostos (Fotos: Portal Infonet)

Quem mora nas redondezas da Orla da Atalaia ou passou pela região no meio da tarde deste sábado, 4, provavelmente se assustou com o cerco feito pelo Corpo de Bombeiros, Marinha, agentes de trânsito, e Polícia Militar ao lado do Farol da Coroa do Meio. Tudo isso foi para que o helicóptero do Grupamento Tático Aéreo pudesse fazer um pouso no terreno ao lado do Farol – com direito a descida de rapel de dois policiais.

Edison e Francisco, entusiastas da modalidade

Não se tratava de alguma operação policial. A apresentação coroou um dia dedicado aos apaixonados por aeronaves e aeromodelos, como os drones. O pátio do Farol da Orla virou um local de exposição para essas pequenas aeronaves que, cada vez mais, vão ganhando popularidade. “Aproveitamos também que o dia 4 de maio foi instituído como dia mundial do drone e estamos fazendo pela segunda vez esse evento”, afirmou Francisco Faria, coordenador do grupo Sergipe Drone, que tem mais de 120 membros.

Edison mostra um dos seus modelos de drone da categoria racing

Além de conhecer diversos modelos de drones, o público também pôde ver apresentações de pilotos num pequeno espaço montado no local – como pousos e decolagens, e até corrida com obstáculos. Isso mesmo! A popularidade do drone tem virado um pleito para que se torne uma modalidade esportiva. Edison Paula, por exemplo, há três se dedica ao uso do drone na modalidade que chama de Drone Racing. “É uma competição em que os drones têm seus controles automáticos desativados e nós, pilotos, controlamos todas as ações. São drones de alta velocidade e colocamos obstáculos no circuito”, explicou o piloto, que figura no ranking dos melhores da região nordeste.

Apresentação do GTA teve direito a descida de rapel dos policiais

O grupo tem se organizado para mensalmente realizar competições estaduais e, anualmente, quatro competições nacionais. O que os praticantes citam como determinante é a necessidade de incentivo de algumas organizações. “Essa espaço aqui é muito bom para desmistificar o uso do drone. Tem gente que acha invasivo, perigoso. Nós queremos mudar essa cultura”, disse Faria. “Ainda falta incentivo das organizações para que as competições aconteçam, mas nós estamos nesse caminho”, completou Edison.

Para quem é apaixonado por aeromodelos, o dia foi de fartura e conhecimento. Agora vale frisar que, a ‘brincadeirinha’ também mexe com o bolso. A montagem de um modelo simples de drone de alto desempenho, para a modalidade racing, segundo os praticantes, pode chegar fácil aos R$ 5 mil.

Por Ícaro Novaes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais