Formando Atletas: produzindo novos talentos no atletismo

Formando Atletas: produzindo novos talentos no atletismo (Foto: Seed)

O atletismo, uma das modalidades mais nobres dos Jogos Olímpicos, vem ganhando novos adeptos entre os alunos da rede pública estadual de ensino. Ter uma medalha no peito, ouvir atentamente o hino do seu país ou do seu estado e ser um orgulho para os amigos e familiares, é o sonho de muitos jovens que se dedicam ao esporte.

Um bom atleta precisa antes de tudo, estar bem preparado, receber orientações suplementares de seus professores e contar sempre com o apoio familiar. E é de acordo com essa premissa que o técnico entra em cena. "A corrida envolve estratégia, técnica e bom condicionamento físico. O verdadeiro atleta precisa ter, antes de tudo, força de vontade, determinação e garra para alcançar seus objetivos. Nos últimos anos, Sergipe vem revelando jovens talentos no atletismo", ressalta o professor Antoniel dos Santos Filho.

Segundo ele, é muito importante o trabalho que o Centro de Esportes Escolares realiza com todos os alunos da rede estadual. "É salutar também, o trabalho que é feito pelos colegas de Educação Física nos colégios da capital e do interior, atendendo milhares de alunos que querem praticar diversas modalidades esportivas", disse Antoniel Filho.

Professor de Educação Física há 13 anos na rede estadual de ensino, ele ressalta a necessidade de se trabalhar com o lado emocional e físico do aluno na tentativa de prepará-los para as diversas competições esportiva existentes em Sergipe e em outros estados. "A Seed apoia os alunos de atletismo. Por exemplo, recentemente foram adquiridos sapatilhas, dardos, pesos e discos, que ajudam na preparação dos alunos", disse.

Talentos

Por suas mãos, já passaram grandes talentos no atletismo. "São muitos e em várias faixas etárias. Podemos citar a atleta Bárbara Caroline, destaque do Campeonato Brasileiro no arremesso de peso; Maria Clara também foi destaque em competições de Sergipe e nacionais, enfim, são muitos atletas", disse. Para o professor, é preciso levar a prática do esporte em todos os colégios da rede. "Isso já vem sendo feito em colégios de Aracaju e no interior. Em breve, teremos novos talentos brilhando nas pistas", opinou.

O professor de Educação Física, Carlos Antônio do Nascimento, compartilha com o pensamento do colega Antoniel Filho. Professor da rede há 20 anos, o professor Carlos garante que Sergipe tem excelentes valores no atletismo. "Graças à Deus que o esporte vem sendo bastante difundido pela Secretaria. Com esse trabalho sério e competente que é realizado nos polos e nos colégios, com certeza teremos mais talentos num período a médio e longo prazo", disse.

Para ele, a escola tem que despertar o interesse do aluno por alguma atividade esportiva. "Precisamos apresentar as várias opções esportivas para que o aluno possa escolher. O aluno precisa competir bastante. Quanto mais ele participar de eventos esportivos, melhor para a sua formação de atleta e de cidadão", disse.

Sob a orientação do professor Carlos Antônio, ele citou três atletas que se destacaram no atletismo em Sergipe. "Temos a Carla Caroline, que brilhou na década de 90; José Graciliano, um dos melhores arremessadores do país e Luiza Dandara, da Escola Augusto, que se destacou no salto em altura em competição nacional. Eu fico feliz quando vejo um aluno se destacando; é o coração do nosso trabalho", disse.

Dedicação

Bárbara Caroline, 14 anos, aluna do Colégio Presidente Nelson Mandela, vem se destacando no Pentatlo: modalidade esportiva composta por cinco provas: corrida, arremesso de disco, salto, lançamento de dardo e luta. Além de ganhar várias medalhas em competições do estado, como Jogos da Primavera, Jogos Escolares da TV Sergipe e competições promovidas pela Federação Sergipana de Atletismo, ela já subiu no pódio em Maceió e João Pessoa.

"Estou sempre me dedicando para representar bem Sergipe. Para que o trabalho tenha sucesso, recebo sempre boas orientações do professor Antoniel e da minha mãe, que está sempre me incentivando", disse.

Maria Clara Batista Santos, 15 anos, aluna do Colégio Benedito Oliveira, disse que ser campeã brasileira de atletismo é o maior sonho dela. "Enquanto não realizo esse sonho, foco minhas energias treinando bastante", disse. Ela também vem se destacando no Pentatlo.

Já o aluno Darlisson dos Santos, 16 anos, do Colégio 8 de Julho, está sendo apontado como uma grande revelação na corrida de 100 metros rasos. "Eu me espelho no jamaicano Usain Bolt. Ele é uma referência para mim. Minha marca nos 100 metros é de 12 segundos, mas venho treinando bastante para diminuir esse tempo. Tenho pouco tempo no atletismo, por isso procuro aprender cada vez mais para brilhar nas competições esportivas", disse.

Atletas sergipanos

Nas últimas competições dos Jogos da Primavera, Jogos Escolares da TV Sergipe, Campeonato Sergipano de Atletismo Sub 16, Norte/Nordeste Sub 18, muitos atletas da rede estadual de ensino vêm se destacando no atletismo, entre eles: Adrian Felipe, André Lucas e Gustavo Henrique (Colégio Gonçalo Prado), Jhonata (Vitória de Santa Maria) e Gleice Kelly (Centro de Excelência Professor José Carlos de Sousa).

Atletas nacionais

O Brasil participa dos Jogos Olímpicos desde 1920.  Durante todos os anos de participação, as primeiras medalhas brasileiras no atletismo foram conquistadas nos Jogos Olímpicos de Helsinque, em 1952. São atletas brasileiros que se destacaramnos Jogos Olímpicos: Adhemar Ferreira da Silva, João do Pulo, José Telles Conceição, Joaquim Cruz, Robson Caetano,Claudinei Quirino, Vanderlei Cordeiro, Maurren Maggi, André Domingos, Arnaldo Oliveira, Edson Luciano, Nelson Prudêncio e Vicente Lenilson.

Atletismo

O atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corridas, lançamentos e saltos. O esporte nasceu na Grécia, onde foram criados os estádios para realização de corridas a pé. Foi na Grécia também que houve o primeiro registro de uma competição de atletismo, durante as Olimpíadas realizadas em 776 a.C.De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.

O atletismo possui quarenta e duas modalidades atualmente, sendo vinte e oito olímpicas, disputadas por homens e mulheres em campo, ao ar livre ou em espaço público.

Centro de Esporte

Para ajudar na preparação dos jovens atletas e para descobrir novos talentos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed) criou o Centro de Esportes Escolares. Conforme revelações dos próprios professores de Educação Física que trabalham na rede estadual há mais de 20 anos, Sergipe é uma verdadeira "fábrica" de revelar talentos em várias modalidades, principalmente, no atletismo.

"O nosso objetivo é oferecer a prática do esporte a todos os alunos da rede. Esse incentivo é dado constantemente por professores preparados para as sete modalidades esportivas que oferecemos ao nosso público alvo: o aluno", disse a diretora do Departamento de Educação Física da Seed, Maria Auxiliadora Pires, "Dorinha".

Segundo a diretora do DEF, podem participar das aulas promovidas pela Seed, os alunos daquele determinado colégio ou de outros estabelecimentos de ensino que estejam próximos aos polos de treinamento.

"Abrimos espaços para todos os alunos. Vários deles brilham em competições locais e nacionais promovidas pelas Federações, principalmente nos Jogos da Primavera, a maior competição do desporto de Sergipe. O sucesso dos alunos da rede pública é um orgulho para todos nós que fazemos parte da Secretaria da Educação", disse.

Polos

Em Aracaju, existem cerca de 10 polos de treinamentos, que desenvolvem atividades com professores especializados nas seguintes modalidades: Atletismo, Judô, Luta Olímpica, Natação, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Vôlei de Praia.

Os polos do atletismo funcionam nos seguintes locais: Colégio Estadual Augusto Franco, no bairro Santos Dumont; Colégio Estadual Leandro Maciel, no bairro Ponto Novo e na Universidade Federal de Sergipe (alunos da rede estadual utilizam a pista de atletismo da UFS para treinar durante dois dias na semana).

Fonte: Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais