O governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Esporte do Lazer, DEHOP e a ASK- Associação Sergipana de Kart, já têm pronta toda programação, referente à inauguração do Kartódromo Emerson Fittipaldi. As solenidades acontecem a partir da sexta-feira dia 09, quando serão realizadas as tomadas de tempo e serão encerradas no domingo, com a realização da I Copa Nordeste de Kart.
O ponto alto das solenidades está marcado para ás 16:00 horas do sábado dia 10, oportunidad em que o governador João Alves Filho estará inaugurando oficialmente o Kartódromo Emerson Fittipaldi. A solenidade contará com a presença de autoridades especialmente convidadas, dirigentes do Kart e todos os adeptos do automobilismo sergipano.
O Jeep Club encerrará o famoso Jeep Noel dentro do kartódromo, juntamente com o Clube da Arrancada, Tunning, Motociclismo, Antigomobilismo, Ciclismo e Kartismo, esses segmentos do automobilismo sergipano, estarão ocupando toda a pista, em sinal de agradecimento, pela primeira obra importante feita pelo governo de Sergipe após 35 anos de inauguração do antigo kartódromo Ayrton Senna, localizado na Avenida Maranhão. Ainda no sábado, após a inauguração, por volta das 17:00 horas haverá uma prova de longa duração
O grande homenageado, o piloto Emerson Fittipaldi está competindo nos Emirados Árabes, pediu desculpa por não poder estar na inauguração, mas prometeu em março, que virá a Aracaju, trará o neto e o campeão da Formula A1, Fórmula de disputas dos paises.
A COMPETIÇÃO
No domingo pela manhã entrarão na pista nove categorias de pilotos, conforme idade e tipo de motor para a disputa de quem será o campeão Nordestino de Kart de 2006. Haverá pilotos de quase todos estados nordestinos e de Brasília, para a disputa da Copa Nordeste de Kart, na sua primeira versão, que talvez deverá ser mudada no ano de 2006, subdividindo as categorias em vários estados do Nordeste.
– Quem for ao kartodromo no domingo, verá uma versão regionalizada do campeonato Brasileiro de Kart, e deverá ser a última, pois os custos de uma competição igual a esta são altos, e estamos contando com a ajuda de patrocinadores, em passagens, hospedagens, combustível e troféus, disse Roberto Mellara, acrescentando que no próximo ano, a competição deverá ser subdividida, para proporcionar redução dos dos custos.
É esperado um número recorde de pilotos em uma competição e ASK espera aprender muito, uma vez que parte da direção de prova e comissários esportivos serão da CBA, mesclados é claro, com pessoas de Sergipe, para que estes ganhem experiência e possam usá-las futuramente. Sergipe terá bons representantes nas categorias Junior, Junior menor, Super Kart e Fórmula Quatro (motor Honda 13).
Nas demais categorias os pilotos da Bahia, Pernambuco e Alagoas, com o campeão Sergipano de 2004, Demian Borba, deverão subir ao podium e levar o campeonato.
– A expectativa é grande e alguns pilotos estão sem dormir há vários dias, aguardando a prova. “Toda a tarde o número de pilotos que se reúne no kartódromo Emerson Fittipaldi é grande e a conversa é única, a Copa Nordeste de Kart¨, relata Jairo, o mecânico da equipe Maratá de Kart.