Guilherme Figueiredo vence Super Kart Brasil 2015

Sergipano sagrou-se campeão (Foto: Bruno Gorski)

No último fim de semana, o Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia, interior de São Paulo, recebeu a última e decisiva etapa da 20ª edição do Super Kart Brasil 2015 (SKB). O evento também foi válido para a última rodada do Campeonato Paulista de Kart.

Buscando promover disputas ainda mais emocionantes, os organizadores levarem o SKB pela primeira vez no ano para fora da região metropolitana de São Paulo, mas eles queriam mais. Na última etapa, os aspirantes ao título deveriam mostrar desenvoltura e improviso correndo em uma pista inédita com um traçado desafiador de 1.100 metros.

Quem demonstrou um grande poder de adaptação foi o piloto Guilherme Figueiredo. O piloto de apenas 10 anos começou no esporte em outubro de 2013 e mesmo com o pouco tempo pilotando já se destaca frente a pilotos com mais vivência de pista.

Assim que deu as primeiras voltas, Figueiredo adorou o traçado e pareceu bem a vontade. Depois de mais algum tempo de treino e as tomadas de tempo no sábado, era hora da competição. E a briga prometia ser longa. Quatro baterias por categoria. Era preciso muita regularidade e também cautela, para não desgastar demais o kart e ter problema nas últimas corridas.

Logo nas duas primeiras baterias, Guilherme mostrou que a satisfação com o traçado inédito de Paulínia faria a diferença no seu desempenho. O piloto soube segurar o experiente Rafael Câmara, que o pressionou do começo ao fim das duas corridas.

Câmara é o atual campeão paulista de kart, um dos pilotos do grid a mais tempo no esporte, mas não contava que teria pela frente o talentoso Figueiredo que soube ter frieza para pilotar e administrar a forte pressão que sofreu. O esforço foi recompensado com a vitória na bateria 1 e 2.

Mas apenas metade das provas tinha passado. Na terceira bateria, Figueiredo não foi bem. Largou mal e teve problemas no decorrer da prova: “Eu consegui ficar em primeiro nas duas primeiras [provas]. Na terceira eu não tive um resultado tão bom, fiquei apenas em sexto”, conta Guilherme Figueiredo.

Na última prova, uma verdadeira corrida de superação. “Na última eu larguei em décimo e consegui buscar várias posições. Acabei levando um toque, fui parar no pneu de proteção, mas consegui voltar e chegar em segundo”, relembrou o piloto representante de Sergipe.

Com a soma dos pontos conquistados nas quatro baterias, Guilherme Figueiredo obteve 72 pontos. 11 pontos de vantagem para o segundo colocado João Victor Camargo. Liderança isolada e título nas mãos do sergipano que se sagrava campeão do Super Kart Brasil 2015!

Campeão

O início de carreira depois do título nacional não pode ser visto como, no mínimo, promissor. Mesmo com a curta carreira, Guilherme Figueiredo já detém o título de Campeão Norte Brasileiro/São Luis (MA), vice da 17ª SKB, 3º colocado brasileiro de kart, sendo atualmente o líder do Campeonato Sergipano.

Depois da conquista da SKB 2015, Figueiredo se concentra para a última etapa do campeonato estadual e já faz os planos para entrar forte nas competições de 2016. Além é claro de defender o título no ano que vem da SKB, o sergipano disputará a Copa São Paulo Light, o Campeonato Brasileiro, Copa Brasil e até mesmo torneiros internacionais como o Florida Winter Tour nos Estados Unidos.

Fonte: Juliana Bechelli enviada por Thiago Brito

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais