![]() |
Falcão (foto: CBFS) |
No próximo sábado, 29, o jogador Falcão, um dos maiores atletas de futsal do mundo, estará em Aracaju para inaugurar oficialmente o Centro de Treinamento Falcão 12. Franquia iniciada em Aracaju agosto de 2013, o projeto atende atualmente cerca de 80 jovens e crianças entre 5 e 17 anos com aulas de futsal no Ginásio Charles Moritz, bairro São José. O atleta estará no local a partir das 13h30.
Para inspirar alunos e professores, Falcão visita anualmente as escolinhas, que já estão presentes em mais de 30 cidades brasileiras e abrangem aulas para as categorias sub-7, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17. De acordo com um dos coordenadores do projeto em Aracaju, o jogador Bruno Lucena, o Pita, a presença de Falcão é fundamental para estimular ainda mais os participantes. “O futsal só chegou onde está por causa de caras como ele, uma referência no mundo com quatro títulos de melhor jogador do planeta”.
Também de acordo com Pita, a iniciativa Falcão 12 traz vários diferenciais. “Primeiro, o centro restringe o número de alunos para até 20 por turma, o que confere mais qualidade na passagem de fundamentos. Alem disso, todo o programa de aulas foi desenvolvido pelo próprio Falcão e por Fernando Ferretti, um dos maiores técnicos de futsal do Brasil”. Segundo diz Pita, algumas categorias chegam a ter mais de uma turma.
Ainda segundo o jogador, o Centro de Treinamento também facilita o aproveitamento dos alunos por equipes profissionais. “O próprio Falcão atua como empresário e pode encaminhar alguns atletas para várias equipes”. De acordo com Pita, as aulas acontecem todas as terças, quintas e sábados no Ginásio Charles Moritz e são conduzidas por um professor credenciado e um estagiário. Além do próprio Pita, também faz parte da coordenação o jogador Alexandro Ribeiro, o Bebeto.
Por Igor Matheus