Mendonça acredita no diálogo com setores do esporte (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
O ano já está chegando ao fim, mas as conquistas a comemorar continuam se acumulando entre os membros da comunidade acadêmica do Instituto Federal de Sergipe (IFS). A mais recente delas foi a medalha de bronze conquistada pela equipe de vôlei sentado no Campeonato Norte-Nordeste de Vôlei Paraolímpico, realizado nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, em Maceió.
A competição, organizada pela Associação Brasileira de Voleibol Paraolímpico (ABVP), com o apoio do Comitê Paraolímpico Brasileiro, tem o objetivo de fomentar a prática da modalidade nas regiões Norte e Nordeste do país, melhorando assim o nível técnico dos atletas. Para o coordenador de Promoção Desportiva e Cultural do IFS, Oswaldo Mendonça, a participação em eventos é importante. “As competições proporcionam um diálogo maior com os setores ligados ao esporte, o que favorece o surgimento de parcerias, além de divulgar o trabalho desenvolvido no instituto”, afirma.
O evento contou com a presença do presidente da ABVP e técnico da Seleção Brasileira de Voleibol Paraolímpico, Amauri Ribeiro, que pretende trazer para Sergipe o Campeonato Brasileiro de Voleibol Paraolímpico da 2ª divisão. “Amauri demonstrou, inclusive, interesse em utilizar o Ginásio de Esportes do IFS – Campus Aracaju no campeonato, pois o local possui uma estrutura de alto nível para a prática do voleibol”, conta Oswaldo.
Vôlei sentado
O voleibol sentado, assim como o basquete em cadeira de rodas, é uma modalidade paraolímpica. O esporte é praticado obedecendo praticamente 90% das regras básicas do vôlei tradicional. Apenas a altura da rede e o tamanho da quadra são reduzidos nas disputas entre os cadeirantes.
Ao contrário do que acontece na maioria dos esportes paraolímpicos, os jogadores do vôlei não são divididos de acordo com o seu tipo de deficiência, desde que não exista uma grande diferença entre eles. Atualmente, existem 38 países filiados à Organização Mundial de Vôlei para Deficientes. Entretanto, nas paraolimpíadas, apenas os homens podem competir. Cada equipe pode ter até 12 jogadores inscritos, e a maioria é de atletas amputados.
Fonte: Asscom/IFS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B