![]() |
Vice-campeão e terceiro colocado (Foto: Ascom) |
Os atletas sergipanos de Jiu-Jitsu, Wancler e Wagner Oliveira, participaram da principal categoria da seletiva para o campeonato mundial profissional de Jiu-Jitsu, o World Professional Jiu-Jitsu Cup, realizada na cidade de Gramado (RS), no último final de semana, 15 e 16. O Mundial Profissional de Jiu-Jitsu, que acontecerá em abril de 2014, em Abu Dhabi – UAE, é considerado melhor e maior campeonato de Jiu Jitsu da atualidade.
Os irmãos são faixa preta da equipe Gfteam e terminaram a competição como vice-campeão e terceiro colocado no adulto até 94kg, respectivamente. Para Wancler Oliveira, participar do campeonato em um local com clima tão diferente, diante de tanta gente habilidosa, foi questão de superação desde o início. “Controlar peso, alimentação e ainda adequar o corpo ao clima frio são questões extras que temos que nos preocupar além dos treinos pesados. Os obstáculos começam a desaparecer quando o foco e a vontade os superam”, conta Wancler Oliveira.
A primeira luta que Wancler participou foi mais tranquila e a temperatura colaborou. “Não estava muito baixa. Comecei ganhando. Fui tentar defender um movimento e luxei o ombro. Daí fui prontamente atendido e consegui voltar à luta e sendo classificado para a semi-final. Com isso, tive que cuidar da lesão, me preocupando além do físico, com a parte psicológica também. Consegui chegar bem no outro dia. A temperatura estava esfriando novamente, demorei para aquecer o corpo, mas, na luta, fiz uma projeção muito rápida e machuquei a cabeça. Na hora levei um susto muito grande, meu olho sangrou, pensei que o pior pudesse ter acontecido. Ainda assim, mesmo com o ombro dolorido e o rosto machucado, consegui ganhar por uma vantagem, o suficiente para chegar na final”, avalia o atleta faixa preta.
Na semifinal do outro lado da chave estava seu irmão, também faixa preta, Wagner Oliveira, que perdeu apenas por uma vantagem, levando a terceira colocação. “Se passasse, seria inédito, Sergipe com campeão e vice na mesma categoria. Foi importante para a massificação do esporte, estimulando competidores a buscar resultados dentro e fora do estado. Fiquei seis meses meio afastado dos tatames, mas a ideia é trazer mais resultados importantes durante todo o ano de 2014”, explica Wagner.
A dupla afirma que os treinos serão ainda mais fortes. No início do mês, irão embarcar para a Califórnia, nos Estados Unidos, para participar do Pan Americano de Jiu-Jítsu que vai ser de 12 a 16 de março. A previsão é de retornarem ao Brasil no dia 28, devendo continuar os treinos e preparação física para o campeonato brasileiro no mês de abril em São Paulo.
Fonte: Assessoria de Imprensa