Jiu-jitsu: atletas se preparam para disputas fora de SE

Ivan, Ruth e Cláudio representarão Sergipe e o Brasil em competições (Fotos: Portal Infonet)

Três atletas de jiu-jitsu representarão o estado em competições fora de solo sergipano. São eles Ivan Lima, de 32 anos, Ruth Matos, 25, e Claudio Augusto, 19. Eles participarão de disputas no Brasil e em Portugal nos próximos meses e estão dispostos a trazer medalhas para Sergipe.

Os atletas treinam no Centro de Treinamento Ivan Lima. E o mestre da academia vai lutar no Campeonato Europeu, que acontecerá nos próximos dias 21 a 25 de janeiro, em Lisboa, Portugal. Ivan já participou da competição antes, também na capital portuguesa, e garantiu uma medalha de bronze.

“A gente tem uma equipe que sempre está competindo e sempre procura ir atrás das competições mais importantes lá fora. Quando vamos, trazemos bons resultados para o estado”, garantiu o lutador.

Ivan é mestre na academia onde os três atletas treinam 

Para este ano, Ivan fala em conquistar o primeiro lugar do pódio. “Dessa vez, estou mais treinado, vou mais experiente agora. Já sei como é lá em Lisboa. O fuso horário é diferente e é muito frio nessa época também. Mas, com certeza, vou trazer o ouro dessa vez. Estou muito focado e treinado para isso”, explicou o mestre.

O caçula do grupo, Cláudio Augusto, participará da seletiva Abu Dhabi, que acontecerá em Gramado, no Rio Grande do Sul, dos dias 20 a 22 de fevereiro. Os melhores colocados em cada categoria disputam campeonato em Dubai, na Arábia Saudita, ainda este ano.

“Já disputei a seletiva antes. Foram duas lutas, ganhei uma e perdi outra. Mas consegui experiência grande. Estou preparado fisicamente. Serão vários atletas de nome internacional, mas eu vou cair na porrada”, falou confiante o atleta. Cláudio foi o campeão do Open Norte/Nordeste nos anos 2013 e 2014 em sua categoria.

Cláudio foi campeão do Open Norte/Nordeste nos anos de 2013 e 2014

A única do sexo feminino do grupo é Ruth Matos, de 25 anos. Ela também disputará o campeonato europeu, em Lisboa. Ela conta que está preparada e não vê a hora de disputar. “Estou treinando muito para essa competição. É a primeira vez e sei que não vai ser fácil. Já vi que a minha categoria tem muitas atletas boas, que já têm nome. Mas estou treinada. Final do último ano quase não teve festa, focada na dieta. Com fé em Deus, vou vencer lá”, disse a lutadora.

Paixão dentro e fora do tatame

Ivan e Ruth não tem apenas a paixão pelo jiu-jitsu em comum. Os dois já formam um casal há quatro anos. “Na verdade, ele me conheceu no meu outro esporte. Numa pista de skate. No início, eu não era muito adepta ao jiu-jitsu. Depois que ele me inscreveu em uma competição, acabei me apaixonando pelo esporte”, contou Ruth.

Ivan e Ruth estão juntos há quatro anos 

O casal fala que estão sempre juntos. “São quatro anos viajando juntos. Continuará sendo assim”, disse Ivan. Os dois viajarão juntos para o torneio em Lisboa.

Falta patrocínio

Ivan Lima chama a atenção para a falta de patrocínio. “A gente precisa que os empresários ajudem a gente para que a gente tenha mais tranquilidade. Se a gente tem alguém apoiando a gente, seria mais fácil participar das competições. Nós contamos com algum apoio de amigos e tudo mais, mas a gente treina muito, abdica de muita coisa para participar das competições e não temos a garantia de que vamos poder participar”, explicou o lutador. “Se os empresários puderem ajudar a gente nisso, seria muito bom”, completou.

Por Helena Sader e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais