Jogos cidadãos agitam manhã de Sol em praia de Aracaju

Vôlei sentado é uma das modalidades dos jogos (Fotos: Monique Garcez/ Portal Infonet)

Bodyboarding também é praticado em evento

Byron destaca que jogos tem proposta diferente

Juliana Pio acompanha a filha no projeto

Jogos acontecem neste sábado

O tempo aberto em Aracaju ajudou a compor o cenário dos Jogos Cidadãos, atividade realizada neste sábado, 20, na praia de Aruana. A iniciativa, incorporada à programação da Semana da Acessibilidade, tem como objetivo reunir e integrar pessoas com e sem deficiência através da prática de esportes.

Vôlei sentado, paratletismo e bodyboarding foram as modalidades escolhidas para esta competição, que não objetiva fornecer premiações, e sim diminuir o preconceito e fomentar a inclusão social. De acordo com o vereador Lucas Aribé, essa experiência é fundamental, pois a sociedade pode entender melhor quais são as potencialidades e os limites de uma pessoa com deficiência, e ainda fomentar a união e parceria.

Com a participação de mais de 120 pessoas, os jogos, segundo Lucas Aribé, suprem uma carência muito grande para as pessoas com deficiência com relação a promoção de atividades de esporte e lazer destinadas a elas. “Apesar de termos legislação que obriga o poder público a promover ações como essa, na prática isso não acontece”, destaca.

Para Byron Silva, fundador do projeto Estrelas do Mar, incluído na programação dos Jogos Cidadãos, a proposta do evento é trazer quem não tem nenhuma limitação, que recebe a denominação de típico, para viver um pouco da realidade de uma pessoa com deficiência. “É uma proposta totalmente diferente. Aqui quem não tem deficiência visual pode correr com uma venda, ou pode até ser o guia da corrida”, comenta.

A ideia de Byron é que no próximo ano os jogos aconteçam novamente e que seja expandido com a adesão e adaptação de novas modalidades esportivas. “Queremos dar continuidade ao projeto e adotar novas práticas esportivas”, resume.

Em companhia da filha autista Maria Izabela Pio, 10, a diarista Juliana Pio estava muito contente em poder participar das atividades do projeto Estrelas do Mar, que aconteciam integradamente aos Jogos Cidadãos.  “Há três anos trago minha filha para surfar e é muito bom para ela, pois se diverte muito”, declara.

Por Monique Garcez

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais