|
No meio, a professora Andrea Chagas (fotos: Igor Matheus/ Portal Infonet) |
Alunos das redes privada e pública subiram em vários pódios, mas foram quatro colégios da rede privada que se destacaram nas finais das provas de natação dos Jogos da Primavera Categoria B: Salesiano, Arqui, Amadeus e Coesi. No cômputo geral da competição, realizada no Parque Aquático Zé Peixe na tarde deste sábado, 21, o Salesiano levou a primeira colocação nos absolutos masculino e feminino e foi seguido pelo Arqui nas duas categorias. A competição reuniu 80 atletas e se dividiu em 27 provas, incluindo a paranatação.
Para a professora da equipe do Salesiano, Andréa Chagas, o resultado reflete a disciplina dos jovens atletas. “Os treinos são diários, chova ou faça sol, e duram de duas a três horas. Os alunos de dedicam muito”, detalha. Também coordenada pelo professor Manuel Roseno, a equipe da escola competiu com 12 atletas.
|
Lucas Santos |
Entre as demais escolas, um dos destaques foi a atleta Vivian dos Santos, do Arquidiocesano. Na competição deste sábado, ela faturou os 50m peito e obteve índice para os Jogos Escolares Brasileiros – JEBS –, competição que a jovem conhece bem: na última edição, a atleta conseguiu duas medalhas de prata nos 100m e 50m peito. “Quero me dar bem por lá de novo”, planeja Vivian, que acabou de chegar de outro excelente resultado: dois ouros e uma prata na seletiva para os Jogos Mundiais Escolares.
Os alunos da rede pública também conseguiram grandes resultados. Lucas Santos, do Colégio Estadual Tobias Barreto, foi o melhor dos 200m medley e até se surpreendeu com o resultado. “Eu estava parado, sem treinar muito. Não esperava vencer”. Mesmo sem bater o índice para o JEBS nesta modalidade, o atleta competiu em outras e espera garantir o passaporte para a competição. “Participei no ano passado mas não fui muito bem, pois estava sofrendo de tendinite. Espero ir este ano e melhorar meu desempenho”.
|
A competição deste sábado também integrou atletas da paranatação, que reuniu atletas de várias escolas sob a orientação do professor Ivan Secundo. Entre os atletas, um dos medalhistas foi Josevan Luís da Silva, vencedor dos 200m livre. Competidor das últimas paralimpíadas escolares, nas quais conseguiu três ouros, o jovem admitiu insatisfação com seu desempenho no Zé Peixe, mas continua sonhando alto. “Quero as mesmas três medalhas que consegui em São Paulo”, diz.
Acompanhe o pódio entre as escolas:
Absoluto Feminino
1 – Salesiano
2 – Arquidiocesano
3 – Master
|
Absoluto Masculino
1 – Salesiano
2 – Arquidiocesano
3 – Coesi
Por Igor Matheus