Jogos Sul-americanos Escolares são abertos em Aracaju

(fotos: Igor Matheus/ Portal Infonet)

Está oficialmente aberta a 20ª edição dos Jogos Sul-americanos Escolares em Aracaju, competição esportiva para atletas de 12 a 14 anos. A solenidade de abertura foi realizada na tarde desta sexta-feira, 5, no ginásio Constâncio Vieira, com a presença do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e de parte dos 2 mil atletas que irão competir. O governador do estado, Jackson Barreto, e o ministro dos esportes do Uruguai, Ernesto Irrurueta, também prestigiaram o evento.

Com participação de 11 países, os Jogos Sul-americanos compreendem competições de dez modalidades que só começarão neste sábado, 6, em diversos locais. Já a abertura desta sexta integrou desde os tradicionais desfiles das bandeiras a apresentações de reisado, de ginástica – conduzida pelo time do Colégio Jardins – e uma performance da seleção brasileira de ginástica rítmica, alem do acendimento da pira olímpica, que ficou a cargo da nadadora sergipana Sanny Marques.

Aldo Rebelo: Aracaju com "encantos próprios"

Presente no evento, o Ministro dos Esportes Aldo Rebelo destacou a importância de Aracaju como sede. “Esta cidade já tem encantos próprios para qualquer evento, para qualquer acontecimento nacional ou internacional. Acolher a vigésima edição dos Jogos Sul-americanos faz parte desse esforço da cidade para afirmação da sua vocação como centro de eventos esportivos e não esportivos”, disse.

Já Ernesto Irrurueta, Ministro dos Esportes do Uruguai e presidente do Conselho Sul- Americano do Desporto, destacou a importância do evento. “Esse ano é especial, pois trata-se da vigésima edição dos Jogos. Mas temos muito mais que 20 anos de competições, porque os Jogos são mais do que uma competição esportiva: é a união da América do Sul em torno de um evento que agrega meninos e meninas com a oportunidade de representar seus países”, disse.

Sergipana Sanny Marques acendeu a pira olímpica

Presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar, o sergipano Antônio Hora tambem comentou sobre os Jogos. “Tivemos pouco tempo para a realização dos jogos, mas temos muita vontade de acertar. Não faremos  a melhor edição, mas sim aquela que dará mais amor para os nossos irmãos da América do Sul”.

Meninos e meninas era o que não faltava no ginásio Constâncio Vieira. Repleto de garotos de vários países, o local era um caldeirão de culturas diferentes representados por cores e gritos de guerra diversos. Entre os atletas estava Yulieth Mera Barquez, competidora de atletismo. Aos 14 anos, ela disse ter gostado de Aracaju, e sabe bem o que fará durante as competições. “Espero dar o meu melhor aqui”, destacou.

Confira abaixo onde serão realizadas as competições:

Yulieth Barquez, da Colômbia: disposta a dar seu melhor

Futsal – Ginásio do IFS
Handebol – Ginásio Constâncio Vieira
Basquetebol – Ginásio Charles Moritz
Voleibol – quadras do Graccho e do Amadeus
Atletismo – pista de atletismo da UFS
Judô – quadra do Arquidiocesano (Centro)
Natação – Unit Farolândia
Xadrez – Unit Farolândia
Tênis de mesa – ASTM

Por Igor Matheus

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais