Luta Olímpica busca consolidação nos Jogos da Primavera

(fotos: Igor Matheus/ Portal Infonet)

Mesmo com o incômodo atraso da socorrista, fato que desafiou a paciência de vários pais e professores presentes, nada impediu a abertura de tabela, no Ginásio Constâncio Vieira, de uma das mais novas modalidades dos Jogos da Primavera: a luta olímpica. Durante a tarde desta quarta-feira, 7, atletas de sete escolas mostraram no tatame que o esporte, que integra os jogos escolares pelo segundo ano, tem força para se consolidar.

Uma das razões está no número de inscritos. No ano passado, edição de estreia, 15 alunos entraram na disputa. Este ano, 31 inscritos nas categorias masculino e feminino pegam carona na atual e estrondosa popularidade das artes marciais e do expressivo resultado de Sergipe nas Olimpíadas Escolares do ano passado. Na ocasião, a atleta Viviane Souza trouxe o bronze para Aracaju e inspirou outros jovens a buscar o mesmo.

Brigões nunca mais

Professora Lindsei Brabec e o atleta Marcelo Vítor

Aluno do Colégio Estadual Paulino Nascimento, de Aracaju, o atleta Marcelo Vítor aguardava ansioso mais uma luta na modalidade que treina há dois anos. Também praticante de judô, o jovem lutador tem objetivos bem definidos. “Treinei muito para conseguir um bom resultado e ir para os Jogos da Juventude”, disse.

Lutadora olímpica do mesmo colégio há dois anos, Isadora Nascimento não pôde se inscrever nos Jogos da Primavera deste ano, mas fez questão de prestigiar seus colegas. De acordo com ela, os benefícios do esporte são claros. “Melhorei no judô, mas principalmente melhorei de comportamento. Estou bem mais quietinha e não me envolvo mais em brigas”, comemora.

A professora e treinadora do colégio Paulino Nascimento, Lindsei Brabec, destacou as vantagens citadas por Isadora como objetivos buscados pela própria escola. “Além da melhoria da flexibilidade e do preparo cardiovascular, há a questão comportamental. A maioria dos atuais atletas da modalidade são alunos indicados pela direção da escola por problemas de comportamento. Com algum tempo de treino, eles passaram a ficar mais disciplinados e sociáveis”.

Experiência 0 x 1000 Confiança

Ramony Lisboa,a professora Marineide Oliveira e Laryssa Rayanne

O surrado estigma de agressividade e masculinidade que se dá às artes marciais não tem respaldo algum no campeonato de luta olímpica dos Jogos da Primavera. Dos 31 inscritos, 11 são meninas – e nenhuma delas parecia se importar em pisar no tatame com pouca prática na modalidade. É o caso da atleta Ramony Lobo, do Arquidiocesano. Aos 14 anos, ela decidiu se inscrever nos Jogos mesmo com uma semana de contato com a luta olímpica. Sua confiança vinha de seus oito anos de caratê – experiência que, segundo ela, ajudou muito.

“A luta olímpica é diferente do caratê no modo de derrubar, de imobilizar. E me deu mais força nos braços, nas pernas, mais resistência”. Aos 13 anos, Laryssa Rayanne Santos é outra carateca que decidiu se arriscar na luta olímpica. Mas em contraste com seus nove anos na arte japonesa, a atleta só teve contato com a nova modalidade por dois dias – e isso em treinos que definiu como “muito doidos”. Mesmo assim, a jovem lutadora conseguiu agregar seu conhecimento prévio ao desafio. “O caratê me ajudou muito”.

Competição faz parte dos Jogos da Primavera pelo segundo ano seguido

O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, compareceu à abertura do campeonato e destacou a novidade que a luta olímpica representa no estado e aproveitou para prometer uma sede para a recém-criada Federação Estadual de Luta Olímpica. “Hoje ela já existe juridicamente, mas precisa de um espaço físico. Quando encerrarmos a reforma do Batistão, vamos organizar tudo e arranjar um espaço para ela”.

Por Igor Matheus

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais