Melhor, mas insuficiente: Dragão 1×1 Fortaleza

Dragão lutou, mas faltou calma e qualidade para virar (Fotos: Portal Infonet)

Na partida em que marcava o reencontro entre Confiança e Fortaleza, as forças se mantiveram equivalentes. Após dois confrontos pela fase de grupos da Copa do Nordeste no início do ano, com uma vitória em 3 a 0 dentro de casa para cada equipe, as duas equipes voltaram a se encontrar pela Copa do Brasil.

Dentro de casa, o Dragão demorou a tomar a iniciativa e acabou penalizado numa falha de André, que resultou em gol de Jaílson. Os azulinos diminuiram com um gol de falta de Wallace e dominaram o resto da partida, mas faltou qualidade. Com o placar em um a um, o Fortaleza tem a pequena vantagem de empatar sem gols, diante da sua torcida.

A partida de volta acontecerá no dia 22 de maio, uma quarta-feira no Castelão, em Fortaleza. A partida tem início às 20h30, e será a prova dos noves das equipes nordestinas que vivem em momentos complicados no ano. O vencedor desta chave enfrentará o vencedor entre Luverdense e Bahia.

O jogo 

Gol de Jaílson assustou Dragão, que precisou apenas de 10 minutos para reagir

Eram duas equipes sendo testadas. Após uma série de más atuações pelo Campeonato Sergipano, o Confiança de Fahel Junior mudava um pouco as atenções para jogar o também importante torneio nacional. Do outro lado do campo a situação era ainda pior.

O Fortaleza de Hélio dos Anjos vinha desestabilizado de uma derrota por 3 a 0 para o maior rival. O jogo contra o Ceará aconteceu pela semifinal do Campeonato Cearense. A possível eliminação deixará o Fortaleza fora da Copa do Nordeste de 2014.

O jogo começou estudado. A primeira chegada foi do Dragão, já aos oito minutos de partida. Quando Oliveira encontrou Wallace, ele pedalou e bateu pra fora. Na sequência Assisinho, bom jogador do Fortaleza, também assustou. Ele recebeu na área e obrigou Jerfesson a fazer uma grande defesa.

Durante esse período da partida o domínio foi do Fortaleza, que matava as saídas de bola do Confiança, e chegava em ao ataque. Donizete fez boa jogada novamente e cruzou para Jaílson despediçar de cabeça na área.

A zaga do Confiança sofria na correria com a falta de criatividade ofensiva. Não fosse a eficiencia de Valdson e, até aquele momento, a boa partida de Alexandre e Oliveira, o Fortaleza já podia ter abrido o placar.

Aos 36 minutos, no primeiro descuido da zaga azulina, sai o gol cearense. Lançamento longo e despretensioso da zaga tricolor, o zagueiro André tenta ajeitar, a bola corre e cai nos pés de Jaílson. Com matador não se brinca, Fortaleza um a zero.

Dragão precisa vencer pelo placar mínimo no jogo de volta, no dia 22 de maio

O Confiança sentiu o baque, mas viu também seu ataque acordar e tomar a responsabilidade da partida. Wallace passou a buscar mais as jogadas, enquanto Jean Alisson começava a se soltar e buscar organizar o meio.

A primeira chegada aconteceu quando Oliveira arriscou de muito longe para a defesa de João Carlos. O Dragão buscava melhor os lances. Quando, aos 43, numa sobra de um cruzamento, o Confiança ganha uma falta na intermediaria.

Wallace, que não é o principal batedor do clube proletário, correu de longe e encheu o pé. A bola desviou na zaga e não perdeu velocidade, caindo no canto do gol dos adversários cearenses. Tudo igual, um a um. Pouco restou até o fim do primeiro tempo.

Segundo tempo

Pouca calma e pouca criatividade. Esses dois problemas definem o que não permitiu ao Dragão chegar ao gol da virada, apesar das inúmeras chances que a zaga do Fortaleza promoveu ao ataque azulino.

Apesar de proibições, torcida apareceu em bom número. FSF divulgou apenas 3.920 presentes

Tudo começou quando Oliveira, até então muito bem na partida na marcação e na saída de bola, sai e entre Lismar, jogador com perfil totalmente diferente, e que não estava em dia de inspiração. Mais tarde, mal na partida, Luan saiu para a entrada de Augusto.

Logo aos 6 minutos, Jean Alisson recebeu na entrada da área e bateu bem, mas João Carlos fez grande defesa. O Fortaleza respondeu em boa cabeçada do baixinho Assisinho, que forçou Jeferson a pegar bem.

Enquanto o Confiança tinha imensas dificuldades em criar jogadas interessantes de ataque, com problemas de movimentação, de criatividade e de acertar passes, o Fortaleza aproveitava as poucas chances que tinha.

Aos 18, o chato Assisinho voltou a assustar quando bateu cruzado e fez a bola “rolar” sobre o travessão de Jerfesson. Não fossem os erros de passe e a falta de pontaria de alguns atletas do Leão do Pici, o Confiança podia ter se complicado.

Jean Alisson entrou em ação com mais afinco e mostrou que merece a camisa dez do Dragão. O jogador organizava bem o meio do Confiança, fazendo a bola girar e abrindo espaços na zaga adversária.

Foi ele quem serviu Da Silva, que parou na intermediária e viu a infiltração de Richardson. O lançamento foi por cima, de forma inteligente, mas João Carlos saiu muito bem na dividida, impedindo mais um gol. Por cansaço, o meia foi substituido por Paulinho Mossoró.

A partir dos 25 minutos, o jogo pertenceu ao Confiança, que não conseguiu fazer muito. Wallace teve boa chance dentro da área mas bateu totalmente sem direção. Em cobrança de falta o goleiro impediu o gol de Augusto.

Ao 47 minutos, já no desespero, o próprio Augusto fez grande jogada pela esquerda e cruzou para trás rasteiro. Angelo teve a melhor chance do jogo e acabou mandando para fora.

FICHA TÉCNICA
CONFIANÇA: Jerfesson, André, Valdson, Alexandre, Angelo e Luan (Augusto); Oliveira (Lismar), Richardson e Jean Alisson (Paulinho Mossoró); Da Silva e Wallace. Técnico: Fahel Junior
FORTALEZA: João Carlos, Jackson Silva, Fabrício e Cassio; Edson Souza (Sidney), Esley, Jackson Caucaia, Jussimar (João Henrique), Marinho Donizete; Jaílson (Edson Souza) e Assisinho. Técnico: Hélio dos Anjos.
Arbitragem: Renan de Souza (PB), Kilden Moraes (PB) e Oberto Santos (PB)
Cartões: Confiança: Oliveira; Fortaleza: Fabricio, Jackson Caucaia, Esley, Jackson Silva, Fabricio.
Gols: Jailson aos 36' do 1o tempo; Wallace aos 43' do 1o tempo
Público: 3920 presentes

Por Irlan Simões

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais