Com o título de campeão do Pan-Americano Juvenil, conquistado na noite de ontem, 6, pela Seleção Brasileira Masculina de Ginástica, o Brasil está classificado para os Jogos Olímpicos da Juventude, que serão no ano que vem, em Cingapura. Como o Pan de Aracaju classifica os cinco primeiros, também estarão nas olimpíadas juvenis Estados Unidos, Colômbia, Canadá e México. Consagração da seleção brasileira (Foto: Portal Infonet)
Os brasileiros Arthur Mariano, Caio Souza, Petrix Barbosa e Sérgio Sasaki fizeram a melhor apresentação entre os 11 países que competiram por equipes e somaram 253.950 pontos, acima dos Estados Unidos, considerados favoritos, que fizeram 253.400 pontos no total dos seis aparelhos: solo, cavalo com alças, argolas, salto, paralela e barra fixa.
Para a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, é motivo de orgulho acompanhar a nova geração da modalidade competindo em alto nível. “Esse título é muito importante, pois se trata de uma renovação de ginastas, que já conseguiram esse ótimo resultado”, disse Luciene.
A classificação para os Jogos da Juventude também foi comemorada pela presidente. “Os Jogos Olímpicos da Juventude serão de grande importância e vamos torcer para que o ginasta brasileiro que for escolhido represente muito bem o nosso país em Cingapura”, comentou a presidente da CBG, lembrando que apenas um atleta de cada naipe defenderá o país nos Jogos.
A noite de ontem ainda definiu os finalistas do Pan-Americano Juvenil. Os oito melhores em cada aparelho disputarão o título individual no domingo, 8, a partir das 10h, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju (SE), nos dois naipes. O brasileiro Sérgio Sasaki competirá em todos os aparelhos, enquanto Petrix Barbosa fará a final em cinco, Caio Souza disputará no solo e Arthur Mariano no salto.
Na paralela, competirão Sérgio Sasaki (Brasil), Samuel Mikulac e C.J. Maestes (Estados Unidos), Petrix Barbosa (Brasil), Jhonny Munoz e Jossimar Calvo (Colômbia), Javier Cervantes (México) e Jose Carrillo (Venezuela).
No solo, se classificaram para a final Sérgio Sasaki (Brasil), Samuel Mikulac e C.J. Maestes (Estados Unidos), Ernesto Vila Sarvia (Cuba), Jaylan Birl (Canadá), Caio Souza (Brasil), Robert Watson (Canadá) e Jossimar Calvo (Colômbia).
Os finalistas na barra fixa são Petrix Barbosa (Brasil), C.J. Maestes (Estados Unidos), Ernesto Vila Sarvia (Cuba), Sérgio Sasaki (Brasil), Robert Watson (Canadá), Jossimar Calvo (Colômbia), Rodolfo Bonilla (México) e Samuel Mikulac (Estados Unidos).
No cavalo com alças, competirão amanhã os ginastas C.J. Maestes (Estados Unidos), Jhonny Munoz e Didier Lugo (Colômbia), Sérgio Sasaki (Brasil), Larry Jake Martin e Samuel Mikulac (Estados Unidos), Petrix Barbosa (Brasil) e Rodolfo Bonilla (México).
Na final por argolas, estarão na disputa C.J. Maestes (Estados Unidos), Petrix Barbosa (Brasil), Sérgio Sasaki (Brasil), Nestor Rodriguez (Porto Rico), Robert Watson (Canadá), Junior Rojo (Venezuela), Ian Galvan (Canadá) e Dorian Ávila Dieguez (Cuba).
E, no salto, se classificaram Sérgio Sasaki (Brasil), Samuel Mikulac (Estados Unidos), Jaylan Birl e Ian Galvan (Canadá), Petrix Barbosa (Brasil), Didier Lugo (Colômbia), Arthur Mariano (Brasil) e C.J. Maestes (Estados Unidos).
O Pan-Americano tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Governo do Estado de Sergipe, Prefeitura Municipal de Aracaju, Colégio Arquidiocesano e Coesi.