![]() |
Missa marca aniversário do Confiança (Fotos: Portal Infonet) |
O Dia do Trabalhador, 1º, é também o dia do time Proletário. O Confiança completa nesta quinta-feira, 78 anos. A data foi comemorada pela manhã com uma missa celebrada pelo padre William Barreto paróquias São Pedro Pescador, no bairro Industrial.
Durante a celebração, o presidente o Presidente da Associação Desportiva Confiança, Luiz Roberto Dantas de Santana disse que “O confiança foi criado em um dia especial. Dia do trabalhador. Dia de São José Operário. Há 78 anos, uma ação de inclusão social em que o fundador coloca à disposição dos trabalhadores um momento de lazer. Esporte é vida e a história do confiança é linda e perdurará assim por muitos e muitos anos”, destacou.
O torcedor Luiz Gonzaga Bastos lembrou que a estrutura do Confiança hoje favorece o clube. “Já tivemos momentos em que o time não tinha estrutura, mas hoje temos uma estrutura boa e adequada aos jogadores”, frisa.
![]() |
Jogadores, torcedores e diretoria compareceram a missa |
Há quase dois meses no time, o treinador Gilberto Carlos Nascimento, o Betinho, lembra ainda que a diretoria do Confiança tem feito esforços para atender as necessidades dos jogadores. “Temos uma boa estrutura e alimentação adequada para os jogadores. Vamos trabalhar para conquistar a competição e poder garantir a vaga no Brasileiro da série D”.
O treinador destacou ainda a importância do clássico para o Confiança. "Ganhar o clássico representa muito para nós. Sabemos que não será uma partida fácil, mas acreditamos no potencial dos jogadores. Vamos dispostos a fazer o nosso trabalho, e garantir nosso objetivo", declara. Confiança e Sergipe jogam às 16h em Itabaiana.
História
Fundado em 1º de maio de 1936, a Associação Desportiva Confiança, nasceu após uma competição de Voleibol, no bairro Industrial, onde, na época, os idealizadores Joaquim Sabino Ribeiro Chaves, Epaminondas Vital e Isnard Cantalice lançaram o desafio de fundar um clube de Basquete e Voleibol. Somados e unidos pelo mesmo sonho, os jovens idealistas deram o pontapé inicial para uma história de vitórias e realizações do "Gigante Operário".
![]() |
||
O torcedor Luiz Gonzaga
|
Somente em 1949, a ADC cria seu time de Futebol, realizando diversos amistosos. Em 1950, o time disputa o Estadual, mas devido a antiga Lei do Estágio, acabou perdendo os pontos conquistados e, por isso, saiu do campeonato para realizar amistosos preparatórios. Em 1951, com todos jogadores regularizados, conquistou o estadual com certa facilidade, massacrando o Passagem de Neópolis por 7×1 na final.
Em 2000, o fim do jejum de títulos esteve bastante próximo. Depois de um começo de ano ruim, o time cresceu na reta final do estadual e, vencendo o Hexagonal, iria decidir com o Sergipe. E, após golear o Sergipe por 4×1 no João Hora de Oliveira, viu a história de 55 se repetir. Desta vez, a Polícia Militar vetou o estádio Sabino Ribeiro (que já tinha recebido mais de 20 jogos somente naquela temporada). Mesmo assim, o Confiança entrou em campo sem a presença do rival. Em 2002, o time conquistou o bicampeonato de forma invicta, repetindo o feito de 1968. E ainda por cima realizou a melhor campanha de um time sergipano em Copa do Brasil.
Por Kátia Susanna com informações da Ascom