A conquista do melhor índice técnico nas Olimpíadas Escolares Brasileiras deu ao nadador sergipano Gabriel Arimatéa, do Colégio Amadeus, o direito de fazer parte da Seleção Brasileira Estudantil que disputará o Campeonato Sul-americano, de 2 a 8 de dezembro, em La Serena, no Chile. O atleta foi um dos destaques das Olimpíadas, que aconteceram no último final de semana, na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais.
Além do melhor índice técnico da competição, Arimatéa conquistou medalha de ouro na prova dos 50 metros nado livre, com o tempo de 25s10. Na final dos 50m borboleta, o atleta do Colégio Amadeus ficou com a medalha de prata, com o tempo de 27s70. Mas o destaque dos atletas sergipanos durante as Olimpíadas Escolares foi mais além.
A delegação do Colégio Amadeus, através da atleta Gabriela Ernandes, obteve a 5ª colocação na prova dos 400m nado livre e ficou em 6º lugar nos 200m medley. Já Clarissa Sacramento conquistou a 7ª colocação nos 50m nado costas e o 9º lugar nos 50m nado livre. No revezamento 4x50m livre feminino, a equipe composta por Gabriela Ernandes, Clarissa Sacramento, Lays Lopes e Jasmine Dantas ficou na 7ª colocação.
Para a treinadora da equipe do Amadeus, professora Ana Paula Andrade, esses resultados podem ser considerados excepcionais, devido ao alto nível dos competidores dos 24 Estados que participaram das Olimpíadas. A performance dos atletas também foi elogiada pelo presidente da Federação Aquática de Sergipe, Márcio Porto. “Sinceramente, estamos todos orgulhosos dos nossos atletas, pela forma serena e objetiva com que representam o nosso Estado nas competições por todo o Brasil”, disse.
Com a conquista nas Olimpíadas Escolares, Gabriel Arimatéa atinge pela segunda vez o melhor momento de sua carreira de nadador. A primeira foi no ano passado, durante a Copa do Pacífico, quando conquistou o título de campeão sul-americano nos 50m nado livre. No mês de agosto, o atleta do Colégio Amadeus foi um dos grandes destaques do Campeonato Norte/Nordeste de Natação – Troféu Walter Figueiredo, realizado em Recife (PE).
Gabriel Arimatéa trouxe quatro medalhas da competição para Sergipe: ouro nos 50 metros nado livre, prata na prova dos 100m nado livre e outras duas de bronze, nos 100m borboleta e costas. Atualmente ele ocupa a primeira posição no ranking da Federação Aquática de Sergipe (Fase), na categoria Infantil II.