Nadadores ucranianos iniciam aclimatação em Aracaju

Andriy Govorov e Liubomyr Lemeshko (Fotos: Igor Matheus/ Portal Infonet)

Eles são o futuro da natação mundial, grande esperança de medalhas para seu país e estão em Aracaju para fechar seus treinamentos para os Jogos do Rio 2016. Presentes na capital sergipana desde o último dia 6, os nadadores ucranianos Andriy Govorov e Liubomyr Lemeshko já iniciaram seus trabalhos de aclimatação na piscina da Universidade Tiradentes. Os atletas ficarão em Aracaju até o próximo dia 3 de agosto, quando irão direto par a Vila Olímpica no Rio de Janeiro.

Em encontro com a imprensa na tarde desta sexta-feira, 15, os atletas expressaram suas primeiras impressões sobre a capital sergipana e falaram de suas expectativas com os Jogos. Aos 24 anos e dono de um recorde mundial nos 50 metros borboleta no currículo, Govorov é considerado uma das grandes promessas para as Olímpíadas. Treinado pelo brasileiro Arício Silva, que também preparou César Cielo, o atleta ressaltou que veio para cravar seu nome na história.

Atletas ficarão em Aracaju até o dia 3 de agosto

“Estou em um momento na carreira na qual não tenho mais heróis. Estou tentando ser meu próprio herói. Acho que o grande desafio é sempre tentar ser você mesmo”, disse. O atleta também destacou que está em seu melhor momento. “Estou em boa forma e acho que tenho chances de competir por uma medalha olímpica. Tenho mais facilidade no nado borboleta, mas no nado livre também será muito bom competir por uma medalha”.

Govorov ainda falou de suas primeiras impressões sobre Aracaju. “Gostei da cidade. Legal, quieta, bom vento, bom clima. Gosto muito de cidades de praia. Sei que aqui no Brasil é inverno e que em outras cidades o clima é mais frio. Mas aqui apesar de não ser tão frio, não é tão quente. Me sinto muito bem aqui, e a o povo é gentil”. Mais tímido, Liubomyr Lemeshko, também de 24 anos, foi outro que mostrou satisfação com a cidade. “Muito boa, Aracaju. Me sinto bem aqui. Gostaria de agradecer a todos que me receberam”. Govorov, por sua vez, opinou ainda sobre a ausência do brasileiro César Cielo nas Olimpíadas.

Govorov treina na piscina da Unit: aclimatação

“Ele é um cara muito bom. Temos o mesmo técnico e ele está me apoiando, mandando palavras de apoio. Lamentei pelo resultado dele. Algumas vezes é muito difícil competir sob grande pressão, afinal estamos falando de Olimpíadas. Mas isso é esporte, acontece com todo atleta profissional. Eu estava lá na mesma competição que ele no Parque Maria Lenk. Fisicamente o acho muito bom, mas talvez ele estivesse mentalmente instável no momento”.

Aracaju

Técnico de Govorov, o brasileiro Arício Silva detalhou porque escolheu Aracaju como centro de aclimatação. “Primeiramente, por causa do nível do mar. E depois o clima. É inverno no Brasil, e no Sudeste corremos o risco de pegar um clima realmente frio. Como não temos muitas piscinas cobertas no país, optei por uma cidade de clima mais quente, e sei que aqui no Nordeste temos isso o ano inteiro”.

Por Igor Matheus

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais