Natação: sergipanos começam bem na disputa

(Foto: Joel Luiz/SEEL)
Foi muito bom para os sergipanos o primeiro dia do Campeonato Norte Nordeste de Natação, competição promovida pela Federação Aquática de Sergipe (FASE) com apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL).

Na sexta-feira, 25, pela manhã, com apenas 17 provas realizadas, Sergipe já tinha conquistado 5 medalhas, sendo duas de ouro com Thaissa Viaggie nos 50 metros livres e Mateus Mandarino nos 100 m costa. Gabriel Arimateia e Mateus Mandarino conquistaram as medalhas de prata, enquanto  Ihago Souza conquistou a medalha de bronze nos 100 metros costas.A competição prossegue na tarde deste sábado, 26. O encerramento e solenidade de premiação estão previstos para a noite do mesmo dia.

O Norte/Nordeste de Natação é a mais importante prova de natação dessas regiões e conta com a participação de 13 estados, sendo 11 do Norte/Nordeste e mais São Paulo e Minas Gerais, que participam como convidados. O Parque Aquático Zé Peixe recebe desde a última quinta, 24, cerca de 450 nadadores de 46 clubes, com um total mais ou menos 1300 pessoas – uma vez que para cada nadador se acrescentam três acompanhantes.

Os estados participantes são: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piaui, Para, Amapá, Tocantins, Minas Gerais e São Paulo.
A novidade da sexta-feira foi a quebra de um recorde que durava exatamente 11 anos. Luiz Altamir, do Ceará, cravou 25”47 contra 25”67 de Rafael Jaegger, marcado no campeonato de 1998. 

Antes da competição houve o desfile de abertura, com a participação de representações de todos os 46 clubes participantes. O presidente da Federação Aquática de Sergipe, Márcio Porto, deu as boas vindas aos participantes enquanto o professor Custódio Santana, que representou o secretário Mauricio Pimentel, disse que o estado de Sergipe se sentia honrado em receber as delegações participantes de competição tão importante para a natação do Brasil.

Além dos sergipanos Gabriel Arimateia, Mateus Mandarino e Rebeca Silva, a competição conta como destaques com os atletas da seleção brasileira de natação Etiene Medeiros, do Nikita/Sesi de Pernambuco e Luis Rogério Arapiraca, do Unisano-SP.

“Participam dessa competição os maiores nomes da natação Norte/Nordeste nas categorias Infantil, Juvenil e Junior/Sernior, masculino e feminino,  com equipes fortíssimas, como o Nikita/SESI/CPR e AABB de Pernambuco, além do ADESEF, do Pará e Grêmio/CIEF da Paraíba, que estão lutando desde as primeiras braçadas pelo título máximo do evento”, revelou o presidente Márcio Porto.

Sergipe é representado pelas equipes do Agitação/Iate, com 22 atletas, Nadart, com 19 atletas, Arqui Clube com 11 atletas, Paulo Bedeu Clube com 1 atleta e Salesiano também com 1 atleta. “Sergipe tem reais chances de conquistar pelo menos 21 medalhas no evento. Começamos bem e temos certeza que nossos atletas cairão na piscina com muita garra e dedicação em busca do maior numero possível de medalhas”, destacou Márcio Porto.

ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais