Os admiradores do Motocross poderão conferir neste sábado, 24, e no domingo, 25, as provas do Campeonato Sergipano de Motocross 2010. A competição marca a inauguração oficial do Circuito Jurinha Lobão, localizado na Orla de Atalaia. O evento promete atrair 150 pilotos dos estados da Bahia, Espírito Santo, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. A estrutura montada no local está pronta para receber até cinco mil pessoas. Motocross deve ganhar novos adeptos com a inauguração de novo circuito
Os competidores estarão distribuídos em oito categorias. A novidade é a MX – 4, criada, de acordo com Juvenal Alves, presidente da Federação Sergipana de Motocross, especialmente para essa competição a fim de abranger pilotos com mais de 40 anos. “Fizemos isso a pedido dos próprios pilotos, que virão de várias partes do nordeste”, diz. O Campeonato também marca a volta do sergipano Rodrigo Lama, afastado do esporte desde novembro de 2009, quando sofreu um acidente às vésperas da quarta etapa do Campeonato Brasil Nordeste, realizado quando o circuito local ainda estava em construção. É a primeira vez que ele compete em terras sergipanas.
Pelo menos 150 pilotos locais e da região Nordeste devem participar
A programação conta com treinos no sábado, das 10h às 15h, e no domingo, das 9 às 10h30. A partir das 11h ocorrem as competições das categorias de base e das 13h30 às 16, entram no circuito os atletas da categoria Pro. “Vai ser um domingo diferente, com muitas emoções. Toda a família sergipana está convidada a conferir”, avisa Juvenal.
Circuito
No sábado, às 16h, o governador Marcelo Déda inaugura o Circuito de Motocross Jurinha Lobão. Resultado de investimentos na ordem de R$ 200 mil, a pista já é considerada uma das melhores das regiões Norte e Nordeste. “Temos aqui um padrão técnico, que dá para receber grandes competições. Inclusive em novembro deste ano, já está agendada a realização da Copa das Federações”, explica Juvenal Alves.
Circuito servirá de espaço para prática do motocross na capital
A solenidade contará com apresentações da banda sergipana Sibberia e do projeto ‘Ruas de Lazer e Cidadania’, da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel). Logo após o descerramento da placa, haverá uma largada com bateria dos melhores pilotos locais, valendo o troféu Governador do Estado. Às 20h, a Equipe Agitação fará uma exibição de pilotos.
A gestão da pista ficará a cargo da Federação local. O presidente explica que será feita uma assembléia com os associados ao órgão. Afora as competições e eventos ligados ao esporte, as atividades serão restritas aos treinamentos dos pilotos locais. “Também queremos propor às polícias um curso de pilotagem em estradas. Além disso, estamos com projeto de um curso de mecânica para 2011, pois este ano não conseguimos apoio necessário”, conta o presidente.
O sergipano Rodrigo Lama volta ao esporte após parada de três meses
Melhorias
Com a inauguração do circuito, Juvenal acredita numa melhoria significativa da cena local do Motocross. O reflexo, afirma ele, será sentido não só no nível técnico dos pilotos como em um aumento significativo dos adeptos ao esporte. “Isso nós já começamos a sentir desde o campeonato realizado no ano passado”, ressalta ele.
“O Motocross, antes, ficava apenas nas cidades do interior, o que dificultava até a cobertura da imprensa e uma divulgação maior do esporte. Com essa pista tudo ficará mais fácil”, reforça.
Por Diógenes de Souza e Bruno AntunesPortal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B