Os dois lados do centenário do Sergipe

Neste sábado, 17 de outubro de 2009, o Club Sportivo Sergipe (CSS) passa a integrar o bloco de times brasileiros que alcançaram um século de história em plena atividade. Em janeiro deste ano a expectativa da torcida girava em torno do título de campeão estadual, da vaga para a Copa do Brasil e do acesso à série C. Mas o time fraquejou e não conseguiu dar nenhum destes presentes ao torcedor.

Um time de história

Foi por pouco que o CSS não foi a primeira agremiação esportiva do estado. O Mais Querido, como é carinhosamente chamado pela legião colorada, começou sua história no remo e foi formado seis dias depois do Cotinguiba. Nascia então a primeira rivalidade do esporte sergipano.

Equipe bicampeã em 85
Mas se o Cotinguiba era o maior adversário nas águas, nos gramados a história deu um antagonista diferente ao Sergipe. Após dezesseis anos com um time atuante no futebol, o Vermelhinho começou a ver na recém-formada Associação Desportiva Confiança uma pedra no sapato e até hoje o clube colorado e a equipe azulina dividem a torcida aracajuana em duas cores.

A primeira sede do CSS era uma pequena garagem localizada no antigo bairro da Fundição, atual avenida Ivo do Prado. O primeiro troféu que ali entrou foi o de Campeão Sergipano em 1922. Dali em diante o Sergipe seguiu com fome de títulos e em seu atual endereço, o estádio João Hora, no bairro Siqueira Campos, 32 taças de campeonatos estaduais estão guardadas em uma sala.

Das glórias ao fracasso

Time que iniciou campanha do hexa
Em 1996, um feito histórico alcançado por apenas dois times brasileiros: o hexacampeonato. Foram seis anos consecutivos arrancando do torcedor rubro o grito de campeão sergipano. Em 1995 uma honrosa sexta colocação na série B do Campeonato Brasileiro.

Outro número impressionante do clube aniversariante diz respeito à longevidade da gestão do atual presidente. Antônio Soares da Mota, o Motinha, comanda o Sergipe desde o início da década de 80. Alvo de críticas de boa parte da imprensa e dos torcedores, promete deixar o cargo em 2010.

Motinha: figura folclórica do time
“Mas eu ainda acho que foi pouco. Aqueles que falam mal dizendo que eu estou há muito tempo na cadeira do presidente não teria feito nem metade do que fiz por este time. E estou com um projeto grande no Ministério dos Esportes de mais de R$ 6 milhões para construir salas e um ginásio para o clube”, rebate o presidente.

Sobre a confusa e fraca programação das festividades do centenário do Sergipe, Motinha confessa que não planejou nada para a data e que deixou tudo nas mãos de outros conselheiros. Além de não ter conseguido nenhum título no ano simbólico para o clube, o futuro não deve ser dos melhores pois, segundo ele, o time tem muitas dívidas e não deve

Torcida é o maior patrimônio colorado
montar uma boa equipe para 2010.  

17/10: comemorar ou lamentar?

Mas a ausência de glórias em 2009 consegue apagar o brilho do clube colorado? Para o vice-presidente do Sergipe, Ramon Barbosa, não. “O Sergipe é o time com mais conquistas no estado. Ultimamente sei que estamos errando muito, mas eu acho que isso ainda não diminui essa trajetória que foi cheia de alegrias”, acredita Ramon.

Já boa parte da torcida vive lamentando a atual situação do

Bandeiras alusivas aos 100 anos circularam pelos estádios neste ano
clube e nem os bons momentos da história do time rubro consegue apagar a derrota para o Confiança na final do Campeonato Sergipano, o vexame diante do São Domingos na Copa Governador do Estado e a desclassificação da série D do Brasileirão. Em uma comunidade virtual do clube, são inúmeras as queixas publicadas pelos torcedores.  

E você, o que acha? O Sergipe tem o que comemorar neste centenário? Compartilhe sua opinião com os demais internautas através do link ‘Enviar Comentário’.

Veja também: Quiz sobre o Sergipe desafia o torcedor apaixonado. Confira aqui.

Por Glauco Vinícius

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais