Ouro do Pan motiva brasileiras

Rio de Janeiro – A Seleção Brasileira de Handebol Feminino venceu a seleção de Cuba por 30 a 17 e conquistou neste sábado pela manha, a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos, do Rio de Janeiro. As cubanas não conseguiram segurar as meninas brasileiras e já no primeiro tempo perdiam 15 a 8.

Com a vitória, o Brasil sagrou-se tricampeão Pan-americano  e  classificou-se automaticamente, para as Olimpíadas de Pequim em 2008. Na preliminar a Argentina ficou com a medalha de bronze, após vencer a Republica Dominicana por 23 a 22.

O caminho para chegar ao degrau mais alto do pódio pan-americano foi fácil para as brasileiras, que conquistaram o ouro de forma invicta, sempre com goleadas como os: 38 a 15 sobre o México, os 37 a 10 diante do Canadá, 32 a 28 contra Cuba e por 46 a 13 diante da República Dominicana.

– O segredo deste sucesso é ser feliz sempre. Nosso grupo é muito unido e feliz. Nós estamos trabalhando há dois anos para o crescimento do handebol e estamos conseguindo. Hoje somos o melhor na Américas e conquistamos o tricampeonato, disse o técnico espanhol Juan Oliver Coronado.

A seleção brasileira conquistou vários campeonatos nestes últimos dois anos. Além da ótima atuação no Mundial, da Rússia, em 2005, onde ficaram com a sétima colocação, as meninas venceram grandes potências do handebol mundial e foram campeãs do Torneio das Nações, na Holanda, Torneio da Dinamarca e da Copa Turchin, na Ucrânia. “Isso é fruto de muito trabalho e determinação. Nossa seleção está numa crescente constante. Temos 22 jogadoras que atuam nos melhores times do mundo. E elas também são as melhores do mundo e têm que acreditar nisso” – afirmou o treinador, que já pensa no próximo compromisso com as meninas.

– Nosso trabalho não termina aqui. Nós já estamos pensando no Mundial, que será realizado na França, em dezembro. Temos muito trabalho pela frente. Queremos melhorar nosso desempenho a cada competição, finalizou o treinador.

A goleira Chana Masson, que foi a primeira a despontar na Europa, em 2000 e hoje atua no Handball Club Randers, se emociona ao falar da conquista. “Nenhum Mundial, nem Olimpíada que já participei, superou a emoção de ganhar este ouro aqui no Brasil. Nós estávamos esperando muito por essa competição. Jogar aqui no Brasil não tem explicação. A torcida foi maravilhosa em todos os jogos, nos apoiando o tempo todo. Acredito que conseguimos dar um pouco de alegria para todos. Nosso objetivo está cumprido”, afirmou a jogadora, eleita a sexta melhor do Mundo, pela IHF.

– Comecei a jogar na escola há 17 anos. Me colocaram no gol porque eu era gordinha e feia. Sempre quem era feia e gorda ia para o gol, brinca a jogadora. “Mas foi muito bom ter ficado no gol. Hoje estou entre as seis melhores do mundo e isso é motivo de muita alegria e satisfação. As goleiras são fundamentais, pois somos a última a defender e a primeira a atacar. Temos muita responsabilidade durante a partida. Acredito que meu dever foi cumprido neste campeonato,” finalizou.

A estreante em jogos Pan-Americanos, Fabiana Gripa, que atua no ADEBLU – Furb, de Blumenau, passou o ano de 2006 se recuperando de uma lesão no joelho esquerdo. “Passei o ano inteiro só pensando neste momento, em subir no lugar mais alto do pódio e ouvir o Hino Nacional. Hoje eu sei que valeu cada esforço, cada lágrima, cada dor, cada dia de luta. Não tem explicação e nem dinheiro que pague essa emoção que estou vivendo. Jogar o Pan aqui no Brasil, com o apoio da torcida maravilhosa e ao lado da família, é a grande realização de qualquer atleta”, afirmou, emocionada.

Jogaram e marcaram pelo Brasil: as goleiras: Chana e Darly, Dara (5), Alexandra (3), Fabiana (5), Deonise (4), Dani (1), Vivi (1), Lucila (1), Juceli (2), Daly (4), Aline (2), Duda (2), Pará (0).

]

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais