|
Georgete Vidor (fotos: Igor Matheus/ Portal Infonet) |
Duas equipes devem protagonizar a disputa do Campeonato Pan-Americano Juvenil de Ginástica Artística, que foi oficialmente aberto na última quarta-feira, 26, no Ginásio Constâncio Vieira: Brasil e Canadá. Pelo menos é assim que enxerga a chefe da equipe brasileira, Georgete Vidor. Em conversa com o Portal Infonet, a técnica destacou que o torneio será polarizado.
“Com certeza, a competição está centrada nesses dois países. O Canadá possui atletas de grande destaque. Já entre os países da América do Sul que vieram, temos valores individuais em um ou outro aparelho”, disse. Ainda de acordo com Georgete, o Brasil está muito bem representado no torneio, que é classificatório para os Jogos Mundiais da Juventude na China. “Estamos com as melhores ginastas desta categoria, como Flavia Saraiva e Rebeca Andrade. Se a Rebeca, por exemplo, não errar nos aparelhos, não terá concorrentes”.
|
Treinamentos para competição já se iniciaram |
Georgete ainda comentou sobre o nível da ginástica na América do Sul. “O Pan-Americano não será fácil, mas gostaria que a ginástica sul-americana fosse mais forte. Há meninas muito boas na Colômbia, há uma ginasta muito boa da Venezuela, mas no último campeonato sul-americano adulto, por exemplo, fomos campeões com uma diferença significativa para as demais equipes. Mesmo assim, o Brasil sofre a pressão de competir contra todos ao mesmo tempo”.
A chefe da equipe do Brasil também comentou a ausência da equipe dos Estados Unidos na competição. “Geralmente eles não gostam muito de mostrar as ginastas deles antes de competições como Mundial e Olimpíadas, embora se esconder seja muito difícil com a internet”. Ainda segundo a chefe de equipe, a geração atual da ginástica brasileira é competitiva, mas, como qualquer outra, precisa ter cuidado com lesões. “Na última Olimpíada foi muito difícil irmos com a equipe completa, pois não houve renovação. Hoje, temos uma boa equipe. O problema é impedir os desfalques por contusões”.
Torneio
O Pan-Americano de Ginástica se estenderá até este domingo, 30. Além do título, as melhores equipes ainda se credenciam para os Jogos Olímpicos da Juventude que serão em agosto, na China. Alem do Brasil, o torneio conta com a participação de Argentina, Bermudas, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Equador, Guatemala, Ilhas Caimã, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Venezuela e Uruguai.
Por Igor Matheus