Participação feminina marca Open GMA de jiu-jitsu

Líbia e Déborah na decisão do absoluto faixa-marrom (fotos: Igor Matheus/ Portal Infonet)

A crescente participação feminina em todas as competições de jiu-jitsu no Brasil e no mundo alcançou o Open GMA de Jiu Jitsu. Em torneio realizado durante todo este domingo, 5, no ginásio Constâncio Vieira, nada menos que 45 competidoras de várias categorias deram as caras na competição – um feito coroado por um episódio histórico no meio do evento: a graduação da atleta Líbia Gonçalves a faixa-preta.

Depois de ser campeã da categoria absoluto faixa-marrom em luta eletrizante com Déborah Costa – na primeira vez em que elas se encontraram em uma competição – , Líbia foi surpreendida, ainda no pódio, com o anúncio de sua graduação para a faixa seguinte – algo alcançado por apenas outras três atletas em Sergipe. Emocionada, a atleta refletiu sobre tudo o que passou até realizar a façanha.

Líbia: graduada a faixa-preta após ouro no absoluto

“Passa um filme na cabeça de tudo o que eu passei, e fica a lição de que não podemos nunca deixar de acreditar nos nossos sonhos”. Após dois anos, dois ouros e duas pratas na faixa-marrom – além de várias competições locais, nacionais e internacionais –, a atleta mostrou sua gratidão aos mestres. “Além de agradecer a Deus e a minha família, não posso deixar de agradecer a meus professores Sammyr Xavier, Paulo Aquino e Wagner Casquinha”.

A alegria também atingiu as menos graduadas.Atleta de judô por 11 anos, a faixa-branca Laís Salgado comemorou seu primeiro ouro no jiu-jitsu após meras duas semanas de contato com a arte suave. “Sempre fui atleta de alto rendimento no judô, e posso dizer que ele ajuda muito no jiu-jitsu”, disse.

Laís Salgado: 11 anos de judô, duas semanas de jiu-jitsu

Afastada da arte de Jigoro Kano por lesão, Laís conta que procurou o jiu-jitsu por recomendação médica. “O médico me disse para evitar quedas”, conta a atleta, que soma 73 medalhas no judô. Animada com seu resultado, Laís tambem exibiu sua satisfação com o evento. “Achava que as competições de jiu-jitsu não eram tão organizadas. Mas fui surpreendida. A partir de agora, estarei em todas”.

Por Igor Matheus

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais