O 1º Batalhão de Polícia Comunitária (1ºBPCom) divulgou na manhã de ontem o planejamento para a partida de futebol entre Sergipe e Santos (SP), válida pela primeira rodada da Copa do Brasil 2006. O jogo acontecerá amanhã, dia 15, a partir das 20h45, no estádio Lourival Baptista. De acordo com o relatório encaminhado ao Comando do Policiamento da Capital (CPMC), serão utilizados 180 homens de diversas unidades da Polícia Militar, além de seis carros, oito motocicletas e oito cavalos. Luiz Alberto está confirmado na zaga do Santos
A distribuição do efetivo acontecerá amanhã, a partir das 20h, tanto na área interna do estádio como nos setores periféricos, vias de acesso e terminais de integração do transporte coletivo. Para garantir a segurança dos jogadores e torcedores santistas, a Companhia de Choque (CPChq) fará a escolta com duas viaturas dos ônibus, desde o hotel (no caso do time) e da entrada da cidade (para as torcidas), até o local da partida.
Para o patrulhamento nas ruas e avenidas próximas, a Companhia de Radiopatrulha (CPRp) estará com duas viaturas, enquanto o Esquadrão de Polícia Montada (EPMon) estará com oito conjuntos. Estas guarnições serão apoiadas pelo patrulhamento com motocicletas do 1º BPCom. Já a Companhia de Trânsito (CPTran) fará o controle e a orientação do tráfego de veículos na chegada e saída do entorno do evento. Juntas, estas subunidades farão a prevenção e a repressão a roubos, furtos de veículos e a brigas, depredações e confusões nos bairros São José, 13 de Julho e adjacências desde o início da noite de amanhã. O acompanhamento ainda se estenderá depois do jogo aos terminais DIA e Centro.
Interno – Logo na entrada do estádio, grupos de militares munidos de detectores de metais farão a revista nos dois portões principais. Outra equipe ficará responsável por recolher as armas de policiais numa entrada exclusiva, reservada a estes profissionais. Além disso todo o efetivo utilizará coletes reflexivos, para facilitar a identificação das patrulhas em meio à multidão. Estas serão compostas por 10 a 15 soldados e farão a segurança das torcidas, divididas nos setores de A a G da arquibancada.
No perímetro do campo, a exclusividade será novamente da CPChq, que atuará com sua tropa especializada no policiamento com cães e controle de distúrbios. Eles estarão equipados com capacetes, coletes balísticos, escudos e armas de efeito moral. A Companhia reservará ainda uma equipe vestida com agasalhos e chuteiras, especialmente para perseguir, imobilizar e conduzir torcedores que eventualmente venham a invadir a área reservada aos atletas, árbitros e imprensa.
Além de CPRp, CPTran e CPchq, reforçarão o policiamento militares do Batalhão de Guarda (BPGd), do Quartel do Comando Geral (QCG), Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e da Companhias de Segurança Escolar (CSE) e Companhia Fazendária (CPFaz). Ao final deste trabalho, CPMC e 1ºBPCom avaliarão o resultado do serviço e voltam a se concentrar para um novo desafio, que é o de planejar a segurança para a partida do próximo dia 22, também no Batistão, entre Itabaiana e Remo (PA), jogo novamente válido pela Copa do Brasil 2006
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B