|
Acelino 'Popó' Freitas (foto: Igor Matheus/ Portal Infonet) |
Dois expoentes do boxe internacional estão em Aracaju para acompanhar o Campeonato Brasileiro de Boxe categorias Cadete e Elite, que segue a todo vapor no Clube do Banese. Antigos parceiros de títulos, o ex-pugilista Acelino Popó Freitas e seu ex-treinador, Luiz Dórea, ambos baianos, se impressionaram com o nível da competição, que se encerra neste sábado, 5.
Tetracampeão mundial e último grande nome do boxe profissional no Brasil, Popó destacou o crescimento do esporte em estados que não tinham tanta tradição. “A gente vê aqui gente do Mato Grosso, do Amapá, do Espírito Santo. Eu diria que isso é resultado, dentre outras coisas, do trabalho da confederação, que vem montando cursos de treinadores. O boxe olímpico brasileiro está evoluindo muito”.
O ex-pugilista tambem se mostrou esperançoso com as promessas que podem sair do campeonato. “Depois de 45 anos tivemos três medalhas nas últimas Olimpíadas e ainda dois campeões mundiais. A tendência agora é essa, mas é claro que queremos que apareçam mais resultados”. Popó também reconheceu o potencial dos atletas sergipanos que estão se destacando no campeonato.
|
Luiz Dórea |
“O trabalho que vem sendo feito é excelente. Por isso gerou um campeão continental [Carlos Rafael] e um medalhista mundial [Cássio Oliveira]. Espero que os governantes fiquem atentos a esses valores e também ajudem os campeonatos”. O campeão ainda destacou os estados que demonstraram maior força na competição nacional. “Até agora destaco Rio de Janeiro, Bahia e Pará como grandes forças”.
Ex-treinador do próprio Popó e de nomes de destaque do MMA internacional, como Júnior Cigano, Anderson Silva e os Irmãos Nogueira, o baiano Luiz Dórea chegou nesta quinta-feira à capital sergipana para apoiar os atletas da delegação baiana e de sua academia de boxe, a já lendária Champion. E o treinador foi outro que mostrou satisfação com o nível do campeonato. “O que mais chama atenção é a garra dos atletas. Estão todos buscando a luta”.
Dórea também posicionou Sergipe entre as grandes forças da competição. “O boxe em Sergipe evoluiu muito. Junto à Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, está entre os estados mais fortes do Brasileiro. O que foi feito aqui com a modalidade é algo inédito, que não vi ser realizado em nenhuma outra federação”. Mesmo assim, Dórea reforça que quer sair campeão. “Sabemos que não é fácil, mas queremos mesmo é levar esse título pra Bahia”, disse.
Por Igor Matheus