Comemora-se nesta quarta-feira, 1º de setembro, em todo o Brasil, o dia consagrado ao “Profissional de Educação Física”. Em Aracaju as solenidades comemorativas foram iniciadas sábado pela manhã, com a caminhada “Vida Alegre” e prosseguiram com a palestra do Dr. João Batista Tojal na segunda-feira, 30, no auditório da Fase, com o tema “Ética no Bacharelado e Licenciatura”. Vice-presidente do Conef realizou palestra (Foto: Joel Luis)
As festividades principais acontecem nesta quarta-feira, com a abertura do Ciclo de Palestras em Educação Física, a partir das 9 horas na Faculdade de Sergipe (Fase). Às 19h, no auditório da Unit será realizada a abertura do 6º Congresso de Educação Física.
Encerrando o dia de comemorações, será realizada no Clube do Banese, na praia de Atalaia, a solenidade de premiação aos vencedores do concurso promovido pelo CREF, para escolha dos profissionais que mais se destacaram na temporada de 2009, nas diversas especialidades e homenagens especiais, a personalidades que contribuíram para o sucesso e o desenvolvimento da atividade de Educação Física no Estado de Sergipe.
Entre os homenageados estão do senador Antonio Carlos Valadares. “É um reconhecimento da classe, ao senador Valadares, pela inclusão da emendo que destina verbas do Pré-sal para o esporte e especialmente, pela inclusão do Artigo 90-E, que modifica a Lei Pelé, proibindo que ex-atletas exercessem a atividade de profissional de Educação Física. Preservando assim, o direito da sociedade ser atendida por profissional habilitado, não permitindo que leigos possam lecionar para nossos filhos, ou prestar serviços aos usuários de academia”, lembrou Gilson Dória.
Especial
Homenagem especial, com a entrega da “Medalha de Honra ao Mérito Esportivo” será prestada a Epaminondas Vital, um dos precursores da atividade de Educação Física, no Estado de Sergipe. Epaminondas foi técnico de voleibol e basquete das equipes da Fábrica Confiança e da Escola Normal. Foi atleta do Vasco Esporte Clube e do Cotinguiba Esporte Clube.
O primeiro esporte praticado na Fábrica Confiança foi o voleibol feminino. As operárias após o expediente de trabalho se organizavam no pátio da fábrica para jogar voleibol, orientadas por um dos fundadores da Associação Desportiva Confiança, Epaminondas Vital, que também era operário da fábrica Confiança. Com o tempo formaram um time feminino de voleibol e daí, com as equipes de voleibol e basquetebol, nasceu a Associação Desportiva Confiança.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B