Projeto Navegar: 160 alunos na rede pública capacitados

O secretário de estado da Administração, Mendonça Prado, participou na manhã do último sábado (09/10) da solenidade de encerramento da capacitação da primeira turma do Projeto Navegar, ocorrida no Iate Clube de Aracaju, com uma competição no rio Sergipe.
Criado pelo governo federal e implantado em Sergipe com a parceria do governo do Estado e Iate Clube de Aracaju, o Projeto treinou 160 estudantes da rede pública estadual de ensino, na prática de esportes náuticos. Para isso, os aluno, durante cinco meses, receberam conhecimentos teóricos e práticos das técnicas de Canoagem e Velejamento, da importância do meio ambiente e preservação ambiental, além de desenvolver sentimento cívico, de espírito de equipe e liderança. “O projeto é importante, pois ao implantá-lo o Estado tem o objetivo de contribuir para a formação dessas crianças que através do esporte recebem influências positivas no desenvolvimento e formação de seu caráter individual, além de colaborar para a construção do verdadeiro cidadão”, destacou Mendonça Prado, ao representar o governador João Alves Filho.
Mendonça Prado ressaltou ainda a importância do projeto como ação complementar à escola. Para estarem inscritos, os alunos, entre 10 a 17 anos, têm que comprovar freqüência escolar. “Alguns chegaram sem nem saber nadar e hoje, depois de aprender e obter os conhecimentos sobre as técnicas e manobras de navegação, estão competindo”, disse o diretor de Esporte da Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte, Gilson Dórea.
Sem o projeto – de acordo com o comodoro do Iate, Avio Batalha de Brito – dificilmente os estudantes inscritos poderiam praticar o esporte, pelo alto custo dos equipamentos. Os estudantes inscritos no Navegar têm também alimentação e transporte gratuitos. “O esporte náutico é uma modalidade cara e dificilmente essas crianças teriam condições de conhecê-lo mais profundamente e praticá-lo sem o Projeto”, observou Brito.
Os cinco melhores velejadores na competição como premiação integrarão a frontilha do Iate Clube de Aracaju. “Nossa idéia, junto com o governo do Estado, é fazer com que os estudantes possam passar adiante o aprendizado”, enfatiza.
O comodoro frisou ainda que a idéia é formar um núcleo de esportes náuticos, estimulando a prática do esporte no Estado. Ele informou que em janeiro, Sergipe estará sediando o 56º Campeonato Brasileiro de Snayp (modalidade da Vela), seletiva brasileira para o Mundial que acontece no México em julho de 2005

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais