Quatro décadas de Batistão

(Foto: SEEL)
Aracaju parou no dia 9 de julho de 1969 e não foi só porque a Seleção Brasileira de Futebol (incluindo o rei Pelé) estava na cidade. Era dia de inauguração do estádio Lourival Baptista, o Batistão, e grande parte da população de pouco mais de 150 mil habitantes estava curiosa para ver aquele que já era considerado o mais moderno estádio das regiões Norte e Nordeste do país.

Veja também a programação da festa em homenagem ao Batistão

A idéia de construção do estádio foi do então governador

Pelé chega para a partida entre Seleção Brasileira e Seleção Sergipana (Fotos: Lineu)
Lourival Baptista em uma situação inusitada: ele foi ao antigo Estádio Estadual de Aracaju assistir uma partida de futebol quando um cidadão sacou um revólver na área das cabines de rádio fazendo com que o público presente saísse correndo desesperadamente, derrubando o alambrado que separava os torcedores do campo e quase pisoteando o governador.

Resolvida a confusão, ali mesmo, Lourival anunciara a construção de um novo estádio que levou pouco mais de um ano para ser erguido. A grandiosidade da obra e do evento inaugural pode ser constatada nas imagens registradas pelo fotógrafo Lineu que ilustram esta reportagem.

Visão futurista do estádio

Quatro décadas depois do evento que é considerado um divisor de águas no futebol sergipano, a mais importante praça

Evento contou com a presença de diversas autoridades (Foto: Lineu)
esportiva de Sergipe comemora aniversário com direito a festa, final de campeonato e um presentão do Governo do Estado: a promessa de uma ampla revitalização no estádio bem antes dele tornar-se um cinqüentão.

“É um projeto grande e ambicioso. Queremos reestruturar o Batistão para que ele comporte 40 mil pessoas confortavelmente e fazer um grande complexo esportivo ao seu redor que permitirá que Aracaju receba jogos da seleção brasileira e sedie grandes eventos esportivos. Além disso, o projeto mudará a cara do bairro onde o estádio está localizado”, conta o governador Marcelo Déda.

Batistão na Copa de 2014

População compareceu em massa à inauguração (Foto: Lineu)
O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, destaca a iniciativa do governo em reconstruir o estádio numa ação ousada que poderá até colocar a cidade na rota da Copa do Mundo de 2014 como base das seleções com jogos marcados para Recife ou Salvador.

Segundo as palavras de Pimentel, o plano é praticamente colocar a atual estrutura abaixo e construir um novo Batistão com direito a pista de atletismo, piscinas olímpicas, centro de compras, biblioteca pública e outros serviços que permitirão que a maior praça esportiva de Sergipe possa também abrigar grandes eventos de música, como shows internacionais por exemplo.

Alguns jogos no Batistão registram casa lotada (Foto: Arquivo/Infonet)

O projeto arquitetônico é assinado pelo respeitado escritório Vigliecca & Associados, de São Paulo, e foi guardado debaixo de sete chaves por mais de seis meses. O governador Déda deve apresentá-lo à imprensa ainda hoje na solenidade de comemoração aos 40 anos do estádio que fez e continuará fazendo história na vida dos aracajuanos.

 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais