Na primeira partida da final da Liga Nordeste de Futsal, a equipe do Real Moitense, não passou de um empate diante do forte time do ABC, de Natal, em jogo realizado no último sábado no ginásio de Esportes Albano Franco, em Moita Bonita. Mesmo atuando em casa e com o apoio de mais de 2.500 torcedores fanáticos, os moitenses não conseguiram repetir a mesma atuação de partidas anteriores e acabou cedendo o empate para o adversário. No jogo de volta, a representação sergipana precisa vencer por apenas um gol de diferença para conquistar o inédito título da maior competição do futsal nordestino.
O placar de 4 a 4 não retratou bem a história do confronto, já que o Real Moitense mostrou desde do primeiro minuto maior volume de jogo, dominando quase toda a partida. À medida que tomava conta do jogo, os atletas pecavam nas finalizações. Tudo começou, logo aos dois minutos, quando Tiburcio chutou forte, assustando o goleiro adversário. Aos cinco minutos, foi a vez de Nildo chutar outra bola perigosa, resvalando na trave esquerda. Na seqüência do lance, Tiburcio, grande estrela do time, roubou a bola ainda na quadra adversária, driblou o adversário e marcou um golaço por cima do goleiro.
Após o primeiro gol do Real Moitense, a torcida local que já fazia festa, explodiu de alegria, incentivando ainda mais a equipe rumo a segundo gol. Mas, aos 13 minutos, Anderson empatou a partida, depois de um belo chute de longa distância. A partir de então, o jogo ficou equilibrado, com ambas equipes criando inúmeras chances de gol. Destaque para o goleiro Marcondes do Real Moitense, que realizou ótimas defesas, garantindo o placar de 1 a 1 no primeiro tempo.
Na etapa final, o time sergipano retornou a quadra disposto a mudar a história do jogo. E conseguiu o objetivo, pelo menos no início do segundo tempo. Logo aos quatro minutos, Alex Maradona desempatou a partida. Em seguida, Nildo perdeu um gol incrível, e Fabinho na seqüência chutou a bola na trave. Um minuto depois, novamente Tiburcio fez a festa da torcida, marcando o terceiro gol para os moitenses. Parecia que o Real tinha acordado, e que o resultado encaminhava-se para uma tranqüila vitória jogando em casa.
Mas só parecia. Foi quando Charles chutou do meio da quadra, surpreendendo o goleiro Marcondes. Antes de entrar a bola ainda bateu na trave e depois nas costa do goleiro. A sorte parecia não estar ao lado do Real Moitense. Faltando cinco minutos para o encerramento da partida, o placar apontava 3 a 2 para os moitenses.
Aos 36 minutos, Fanta ampliou o placar para 4 a 2. Era tudo o que queria os torcedores e principalmente o técnico Wilson Mendonça, (Galego). Porém nos últimos instantes, Antonio descontou, e na seqüência, Sidney empatou o jogo. Resultado final 4 a 4. A vantagem que estava até os últimos minutos ao lado do Real Moitense se transferiu para o ABC, que joga a agora pelo empate, em casa.
Jogo de volta
A grande decisão acontece no próximo sábado, dia 26, em Natal (RN). Para se tornar campeão e entrar para a história com o título inédito, o time de Moita Bonita precisa vencer por um simples placar. “Sabemos que jogando lá em Natal o fato se inverte. Eles têm uma grande torcida e a pressão será enorme, mas nem tudo está perdido. Apenas um gol já é suficiente para conseguirmos o objetivo”, declarou o treinador Galego, ao final da partida.
Segundo o presidente da Federação Sergipana de Futsal (FSFS), Manuel Cruz, o placar foi um resultado natural, em função da boa qualidade técnica da equipe natalense. “Há de convir à bela apresentação dos adversários em quadra. Além de possuir bons jogadores, a equipe é bem estruturada, recebendo investimentos e formando parcerias vitoriosas, o que contribuem em ótimos resultados dentro e fora de quadra”, disse o presidente da FSFS, ao destacar a força do Real Moitense em Sergipe e a nível nacional também se deve o fato de possuir uma bela estrutura de trabalho, recebendo a cada dia novos investimentos e firmando boas parcerias.
Manuel Cruz fez questão de deixar claro a satisfação de ver o Real Moitense representar bem o Estado de Sergipe, disputando de maneira igual uma final de campeonato contra uma forte e tradicional equipe do futsal brasileiro. “Há de se parabenizar toda a comissão técnica, jogadores e todas os parceiros que investem no futsal de Moita Bonita. Essa é a receita do sucesso”, frisou, acrescentando que se todos os demais municípios copiassem a estrutura que foi implantada em Moita Bonita, Sergipe não teria apenas uma equipe disputando títulos importantes, e sim duas, três, enfim, várias.
Torcedores em festa
Apesar de não conseguir o resultado esperado, a torcida local saiu satisfeita com o bom desempenho do time local. Foram mais de 2500 vozes que aliados ao som de tambores, pandeiros e cornetas abrilhantaram ainda mais o clima de festa no ginásio. Dentre os torcedores presentes em quadra, a prefeita de Moita Bonita, Grazielle Costa; o deputado Federal Bosco Costa; deputado Estadual Ulices Andrade, além do presidente da FSFS, Manuel Cruz, e outras autoridades da região.
A prefeita de Moita Bonita enfatizou o apoio que o governo municipal tem destinado para a contribuição do sucesso do futsal na região. “Apesar de um município pequeno como o nosso, a colaboração vem acontecendo através de alimentação, transporte e alojamento para os atletas do Real Moitense. Também oferecemos o ginásio para treinos e jogos e ainda um repasse ao final do mês”, disse Grazielle Costa.