Retrospectiva 2016: como foi o futebol sergipano

Sergipe: campeão sergipano (Fotos: Igor Matheus/ Portal Infonet)

Confiança mantido na Série C no sufoco, Sergipe campeão sergipano e eliminado na Série D, Itabaiana vice-campeão estadual e também fora da Série D, seleção japonesa em Aracaju, Flamengo derrotado pelo Dragão na Copa do Brasil e futebol olímpico em Salvador. Pelo menos em relação ao futebol, 2016 foi muitas coisas – menos entediante. Confira o que aconteceu de mais importante ao longo do período nos gramados sergipanos – e até em alguns de fora.

Os anos sempre começam com os sergipanos tentando sobreviver à Copa São Paulo de Futebol Junior – e por mais um ano, a briga pela permanência não deu certo. Tanto Boca Junior quanto Estanciano e Confiança – este o único a ir para o mata-mata – foram eliminados sem deixar rastros.

Outra competição em que os sergipanos mantiveram seus status de sacos de pancada oficiais é o Nordestão. Em 2016, Confiança e Estanciano não viram nem sombra da fase de mata-mata e foram eliminados na primeira fase com campanhas feitas para esquecer.

Resultado histórico: Confiança 1 x 0 Flamengo

Na Copa do Brasil os sergipanos também não foram longe. Mas antes de cair fora, o Confiança tratou de fazer história – e dinheiro: na partida que reuniu o maior público da história do novo estádio Lourival Baptista, o Dragão com um jogador a menos jogou a partida de sua vida e bateu o todo poderoso Flamengo por 1 a 0. Na volta, porém, o rubro-negro se impôs e mandou o ousado azulino de volta pra casa com um sacode de 3 a 0. O Estanciano, por sua vez, parou diante do Paraná.

No estadual, o Sergipe comandado pelo eterno colorado Clemer manteve sua regularidade e catou o título em decisão diante do Itabaiana. Mais organizado no Sergipão, o alvirrubro também se impôs diante do maior rival, o Confiança, na soma dos confrontos diretos: dois empates e uma vitória. O Dragão, por sua vez, passou maus bocados no estadual, e após levar uma surra por 4 a 2 do Boca Junior, teve de se livrar de seu outrora grande herói Betinho. Um mês depois, porém, o treinador bicampeão estadual estaria de volta ao Sabino Ribeiro.

Olimpíadas

Japão 1 x 1 Sergipe no Batistão

Sergipe não ficou de fora do clima olímpico que tomou conta do país em 2016 – e deu sua contribuição na acomodação de delegações estrangeiras. Uma delas foi a seleção de futebol do Japão, que usou o Batistão na fase de aclimatação e chegou até a fazer um amistoso com o Club Sportivo Sergipe.

O Portal Infonet não se restringiu a acompanhar a influência das Olimpíadas em solo sergipano e foi a uma de suas sedes diretas: a Arena Fonte Nova, em Salvador. Direto da capital baiana, o Portal cobriu todas as dez partidas – incluindo a vitória brasileira contra a Dinamarca, que fez o time engatar de vez no torneio -, com direito a entrevistas exclusivas com jogadores, com técnicos, personagens, fotos inéditas e números que comprovaram que a Fonte Nova foi mesmo o templo dos gols na competição.

Brasileiros

Sufoco. Muito sufoco. Não há termos que expliquem melhor o que foi a saga do Confiança para se manter vivo na Série C. Com uma campanha inaceitável na primeira fase do campeonato, o Dragão se viu enterrado na zona de degola e teve de se livrar de Betinho pela segunda vez no ano . Com a chegada de Roberto Fernandes, o time se ajeitou, conseguiu vencer em casa e, com direito a heroísmo do sempre cornetado Wallace Pernambucano, conseguiu pelo menos se garantir na Série C do ano que vem.

Wallace marca e vai pra galera: Confiança mantido na Série C

Já a Série D, que pela primeira vez contou com dois representantes sergipanos, prometia. Mas acesso não foi o destino de ninguém: o Sergipe caiu na primeira fase sem uma única vitória dentro de casa; e o Itabaiana, que chegou heroicamente nas quartas, foi eliminado pelo São Bento.

Mas o futebol sergipano não parou por aí. Na segunda divisão, Frei Paulistano e Botafogo de Cristinápolis chegaram à decisão – vencida pelo time de Frei Paulo – e se garantiram na primeira divisão. No sub-19, o título ficou com o Estanciano. E os grandes do futebol local começaram a se arrumar para a próxima temporada: Sergipe, Confiança e Itabaiana anunciaram parte de seus elencos com a esperança de dias melhores nos gramados em 2017.

Por Igor Matheus

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais