Retrospectiva: como foram os esportes de Sergipe

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

Faltam seis meses para a Copa do Mundo e pouco mais de dois anos para as Olimpíadas de 2016. Mas o calendário esportivo de Sergipe em 2013, pelo menos na maior parte do ano, fez a espera ser menos sentida. Várias conquistas importantes foram alcançadas, algumas inéditas, e vários outros resultados poderiam ter sido melhores com um pouco mais de sorte e investimento. Mas nada que um ano a mais de trabalho – e sorte, investimento e alguma coisa a mais – não sane. Acompanhe abaixo os destaques do esporte em 2013.

Vôlei de Praia
O ano foi da sergipana Eduarda Lisboa, a Duda. Vice-campeã mundial ao lado da carioca Thais, ela venceu várias etapas do Circuito Banco do Brasil, uma das quais em Aracaju, fez bonito no Circuito Open, saiu invicta da segunda etapa da seletiva sul-americana doas Olimpíadas Escolares, foi convocada e saiu de um Open em Durban, na África do Sul, como integrante da melhor dupla brasileira na competição. E tudo isso com um detalhe que revela mais ainda sobre seu futuro no esporte: ela tem apenas 15 anos. No Circuito Banco do Brasil em Aracaju, o medalhista olímpico Márcio, que foi vice na competição, falou sobre suas conquistas.

Futsal
Em uma das melhores temporadas de sua história, o Real Moitense – também conhecido como Moita Bonita – foi campeão da Taça Brasil no começo do ano, campeão estadual diante do Lagarto em um torneio decidido nos tribunais – e que estremeceu seriamente as relações do vice-campeão com a federação -, chegou à semifinal da Liga Nordeste e, no último torneio do ano, deixou o título da Superliga escapar a frações de tempo para o fim da partida diante do Atlântico-RS. De falta de adrenalina, os torcedores e atletas do Moitense não tiveram do que reclamar em 2013.

Jiu-Jitsu
Movimentada nos tatames, a arte suave teve um 2013 movimentado também no calendário. Várias etapas marcaram o ano, mas o evento que mais chamou a atenção e integrou todas as principais equipes do estado foi o Desafio Black Belt de Jiu-Jitsu, realizado em pleno Teatro Atheneu – e lotado. Outra realização de destaque foi o Mulher no Tatame, um aulão inédito de jiu-jitsu só para mulheres. Entre os lutadores, um dos mais destacados foi Ivan Lima, da Nova União, que faturou nada menos que 18 medalhas só em 2013 – muitas das quais em torneios internacionais. Em um dos últimos eventos do ano, o mestre Ricardo De La Riva conversou com o Portal Infonet sobre sua vida dedicada aos tatames.

Boxe
O evento do ano para a modalidade em Sergipe foi o Campeonato Brasileiro, realizado no Clube do Banese. E de quebra, uma das categorias do torneio foi vencida pelo melhor pugilista sergipano da atualidade: o jovem Cássio Oliveira, [ ]que já havia conquistado, em 2013, uma inédita medalha de bronze para o Brasil na Ucrânia. O treinador de campeões Luiz Dórea e Acelino Popó Freitas prestigiaram o evento e exaltaram o boxe sergipano.

Kart
Conquista de pai e filho em um dos campeonatos mais indefinidos dos últimos anos: Carlos Henrique “Baiano” ficou com o título na categoria Honda F4, e seu filho, Carlos “Caique”, foi o campeão da categoria Parilla. Na Cadete, o título ficou com Jorge da Gama, que conquistou a liderança da competição na penúltima etapa.

Ciclismo
O grande nome da modalidade em Sergipe é, na verdade, expresso por um sobrenome: Morais. Os irmãos Breno e Brendo fizeram e aconteceram em competições escolares, e elevaram o nome do estado em vários pódios. Breno, o mais velho, conseguiu três medalhas nos Jogos Escolares em Belém e foi campeão de um torneio de nível internacional em Roraima junto com Victor Fernandes e Gideoni Monteiro. Na modalidade BMX, José Juciano faturou o título da categoria Elite após um ano inteiro de grandes desempenhos na pista da rótula do Orlando Dantas.

Natação
Os melhores nadadores mirins  e juvenis do estado estiveram bem servidos para mostrar o que sabem fazer em 2013. Houve Festival Nordestino, Taça Governo do Estado, Jogos da Primavera categoria B, Troféus Gustavo Laporte e Wilson Michelato, o prestigiado troféu Norte/ Nordeste Kako Caminha e o “desafio Sergipe/Bahia” que constitui o circuito CVC de natação. Entre os clubes, o ano foi mesmo da escola Agitação, cujos atletas faturaram a maioria dos pódios destas competições.

Karatê
Ano intenso também para os caratecas sergipanos. Um dos maiores destaques foi Guilherme Garcez, que faturou títulos no Piauí e na Gymnasíade, este um feito inédito para um carateca local. O estado também foi palco de campeonatos nacionais, como a Copa Nacional de Clubes a Taça FSK, e também contou com várias atividades em nível estadual, como a Taça FKS .

Ginástica
Sede da Confederação Nacional, Sergipe foi palco de grandes competições nacionais e recebeu algumas das prováveis estrelas das Olimpíadas de 2016. Em junho, o Torneio Nacional de Ginástica Artística Masculino e Feminino reuniu 20 clubes. Em agosto, a sergipana Mariana Barroso faturou um bronze no Brasileiro Infantil no Constâncio Vieira. Em setembro, o Brasileiro Juvenil trouxe Georgete Vidor, ex-técnica de grandes nomes da seleção brasileira. E em novembro, o Circuito Caixa reuniu os melhores de duas etapas anteriores e ainda contou com a presença do campeão olímpico e mundial de argolas Arthur Zanetti.

Por Igor Matheus

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais