Três das principais promessas do tênis brasileiro terão na Copa Petrobras uma importante oportunidade para somar pontos e colher experiência no circuito profissional. Os paulistas João Olavo Souza e Nicolas Santos e o brasiliense Raony Carvalho receberam wild card (convite) para a disputa da chave principal da etapa de Aracaju, que será disputada entre os dias 14 e 20 de novembro.
Com a vaga na chave, os três garantem ao menos um ponto no ranking de Entradas da ATP. O quarto convite a que a organização tem direito será definido ainda nesta sexta-feira. Além dos três jovens, já há outros cinco brasileiros garantidos na disputa: Marcos Daniel, Flávio Saretta, Júlio Silva, Thiago Alves e Franco Ferreiro. O país ainda tem possibilidade de colocar mais atletas na chave, vindos da disputa do qualifying.
Raony Carvalho é o único entre os três garotos que já completou 18 anos. Atual 815º do mundo e dono de 16 pontos na ATP, ele já havia recebido wild card para a etapa sergipana da Copa Petrobras em 2004. Neste ano, também foi convidado para o Challenger de Campos do Jordão (em que foi eliminado na primeira rodada) e teve dois bons resultados em Futures: foi às quartas-de-final em Caldas Novas e Piracicaba.
Apesar de ter apenas 17 anos, João Olavo de Souza, conhecido como “Feijão” também já teve um desempenho destacado nos torneios Futures desta temporada. O paulista furou quatro qualifyings e ainda recebeu três wild cards. Seus melhores resultados foram as quartas-de-final em Florianópolis e São Bernardo do Campo e a semifinal em Fortaleza. Com tudo isso, o atual campeão brasileiro da categoria 18 anos somou 11 pontos e ocupa a 942ª colocação na lista da ATP.
Nicolas Santos já chegou às quartas-de-final do Future de Curitiba, em 2004, e somou pontos na ATP. Neste ano, porém, o paulista não vem dando sorte: passou por dois qualificatórios e recebeu um wild card em Futures no Brasil, mas não conseguiu passar da primeira rodada e hoje não figura na lista da entidade.
Aracaju recebe a quarta etapa da Copa Petrobras, que começou em Bogotá (COL) esteve em Santiago (CHI) e Montevidéu (URU). O torneio será disputado no saibro e distribuiu uma premiação de US$ 100 mil. Da capital sergipana, o evento parte para a última etapa, em Buenos Aires/ARG (21 a 27/nov).