|
(Foto: Federação de Ciclismo) |
O pacato município de Santo Amaro das Brotas, situado no Vale do Cotinguiba, distante 37 quilômetros de Aracaju, abriu no último final de semana, dia 2, com pleno êxito a temporada 2013 do ciclismo sergipano. Santo Amaro, cidade histórica, com mais de 300 anos, vive um charme do passado, ocasião em que teve seu povoamento por tribos indígenas, escravidão negra e invasão dos portugueses, tal qual demais cidades da região foram, cuja economia, outrora, teve a cana-de-açúcar como ponto forte.
A prova, realizada em estilo estrada, com 70 quilômetros, com 82 ciclistas, distribuídos em seis categorias, contemplou a região do Vale do Cotinguiba, proporcionando aos ciclistas novatos e veteranos belas paisagens ao longo da rodovia estadual, cujo trajeto alcançou a cidade turística de Pirambu, nos sentidos ida e volta. A competição contou com uma enorme estrutura e logística, além de marcar a ressurreição do tipo de prova preferido pela maioria dos ciclistas, estrada, contrastando a dureza do esforço físico com o turismo. Um detalhe interessante foi ver a largada e a chegada serem feitas na praça da igreja matriz, entre paralelepípedos, com direito às ladeiras da cidade.
O êxito conquistado com o certame de Santo Amaro é precedente para o resgate da clássica prova de Campo do Brito, que ocorre no agreste, com ida e volta a Lagarto, cujas lembranças só têm os atletas mais experientes atletas. “Desde 2007 não tínhamos condições logísticas e suprimento para conseguir fazer provas estradeiras”, disse Wagner Faccion, atual presidente da Federação Sergipana de Ciclismo, FSC. “As provas de circuito dominaram o cenário das competições, inclusive nas copas Norte-Nordeste e Nordeste”, completou o gestor.
Quem esperava Uéslei Souza, o Will “bala”, atual campeão sergipano, fazer uma fuga alucinante, digna de Tour de France, vencer a prova com triunfo e glória se decepcionou. A marcação cerrada imposta pelo pelotão não permitiu a façanha. Breno Morais venceu a prova com uma fuga impressionante, com apoio de Victor Fernandes, em segundo lugar, e do master Hugo Lessa. Os três ciclistas dispararam após o retorno em Pirambu, voando baixo em alta velocidade. Breno Morais teve mais um motivo para comemorar: ganhou um patrocínio mensal de R$500 por um ano, podendo ser estendido por mais um, para representar a cidade de Santo Amaro das Brotas nas competições nacionais e regionais em que participar. O pódio da categoria Elite foi completado por Uéslei Souza, em terceiro, seguido de Andrei Dorea, em quarto, e Alex Pedro em quinto lugar.
O pódio da categoria Master A teve Hugo Lessa muito bem merecido no ponto mais alto. Em segundo ficou Edene Beserra, seguido por Michel Pierre. A Master B foi vencida por Pedro Silva, Luiz Eduardo, em segundo, e Ronaldo Monteiro, em terceiro. A Master C teve Roberto Monteiro, em primeiro, Osvaldo Dias, em segundo, e Roberto Dorea, em terceiro. A Open teve Victor Gabriel em primeiro, seguido de Erick Cruz, e Brendo Morais. Sandra Morais, Ana Jéssica e Lizandra Mayara completaram o pódio da categoria Feminino.
O evento teve a participação dos ciclistas da cidade baiana de Paulo Afonso, cujo patrocínio inestimável é fornecido pela Prefeitura de Paulo Afonso, Anilton Bastos, BS Rações, Camelo Bikes e Posto da Ilha. O privilégio de contar com a participação do prefeito de Santo Amaro das Brotas, o Chileno, do início ao fim da prova, em alegria com os ciclistas e caravaneiros de todo o estado. A segurança e apoio logístico aos competidores foram feitos pela Polícia Militar de Sergipe e CPRV.
Fonte: Federação Sergipana de Ciclismo
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B