(Fotos: Igor Matheus/ Portal Infonet) |
Centenas de atletas de 16 estados deram seu melhor neste sábado, 4, na 3ª edição do Campeonato Brasileiro de Natação Escolar no Parque Aquático Zé Peixe, em Aracaju. No resultado geral, São Paulo revezou as primeiras colocações com Paraná, e no ranking entre escolas, duas instituições paulistas ficaram em primeiro no feminino e no masculino. Sergipe garantiu dois terceiros lugares entre as escolas: no feminino com o IDFG; e no masculino com o Bom Pastor.
Organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar – CBDE – em parceria com a Federação Aquática de Sergipe, a competição serviu como seletiva nacional para a formação da delegação brasileira que irá a três eventos internacionais: o Mundial Escolar em Budapeste, na Hungria; os Jogos da International Sports Federation for Catholic Schools (FISEC) na Itália; e o Panamericano no Brasil. A relação completa dos atletas selecionados será determinada pela CBDE por índice técnico.
Alexandre Pussieldi |
Treinador, especialista em natação e convidado especial da CBDE para prestigiar o evento, Alexandre Pussieldi destacou que, pelo nível, o Brasil estará bem representado – e que a própria seletiva é um marco na forma de trabalhar a base do esporte nacional.
“O que estamos vendo aqui é a entrada de um novo elemento no esporte brasileiro: o fortalecimento do esporte escolar, que estava um pouco ofuscado. Nossas principais competições sempre foram de clubes, e a CBDE abriu uma outra perspectiva, gerou uma outra oportunidade com o desenvolvimento de esporte nas escolas. Isso me lembra inclusive o modelo americano. Lá, o melhor do esporte está nas escolas , nas universidades”.
Atletas de São Paulo dominaram os pódios |
O treinador também avaliou o que viu no desempenho dos estados participantes. “São Paulo está muito a frente, com base e clubes fortes no interior e na capital. Mas há talentos em outros locais como em Goiás, e o próprio Márcio Santos, de Sergipe, que com certeza irá para a seleção. E o melhor de tudo é que este tipo de competição vai fazer com que as escolas se motivem a valorizar os atletas”.
Grande destaque sergipano no torneio, Márcio Santos faturou dois ouros – um nos 50m livre e outro nos 50m borboleta – e uma prata – nos 100m borboleta – e destacou sua satisfação com o próprio desempenho. “Foi tudo o que eu esperava. Meus resultados refletem meu treinamento. Treino duro desde o início do ano e estou muito feliz com o que consegui”.
Confira abaixo os pódios gerais:
Resultado Geral
Feminino
1 São Paulo
2 Paraná
3 Distrito Federal
Márcio Santos, destaque sergipano: dois ouros e uma prata |
Masculino
1 Paraná
2 São Paulo
3 Santa Catarina
Escolas – Feminino
1 Amorim Tatuapé – SP
2 Salesiano – BA
3 IDFG – SE
Escolas – Masculino
1 Santa Cecília – SP
2 Salesiano – BA
3 Bom Pastor – SE
Por Igor Matheus
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B