Segurança é ponto principal no paraquedismo

O paraquedismo é considerado um dos mais seguros nos esportes radicais (Foto: Fernando Enomoto)
Segurança é a primeira medida que se pensa ao se praticar o paraquedismo. Para quem deseja se aventurar no esporte e evitar qualquer tipo de acidente fatal, a orientação de instrutores da modalidade e o respeito às normas estabelecidas são de extrema importância, é o que diz o instrutor de paraquedismo Marco Antônio Aragão.

“Para participar desse esporte, em primeiro lugar deve-se ser maior de 15 anos, e se for menor de 21 com a autorização dos responsáveis. Para realizar os saltos é necessário que se faça um curso para evitar qualquer tipo de acidente ou algo semelhante”, explica o instrutor.

Ele relata que o paraquedismo é considerado um dos mais seguros dos esportes radicais. “Mas é bom lembrar que se deve praticar sempre com equipamentos de última geração, além do curso básico. Para aos saltos duplos, um rápido treinamento já é suficiente”, observa Aragão.

Anderson Rasia é paraquedista há 17 anos e incentiva quem deseja participar do esporte. “Realmente é muito seguro, inclusive está em 26º posição no ranking de esportes seguros, onde se faz uma média do número de freqüentadores com o número de acidentes. O ciclismo é até mais perigoso. Enquanto tiver saúde, praticarei o esporte”, conta o paraquedista.

Aeroclube de Sergipe

Anderson e o instrutor Aragão estimulam a praticarem o esporte
Com 71 anos em funcionamento o Aeroclube de Sergipe é um espaço voltado para a formação de pilotos, além do apoio estrutural para quem pratica o paraquedismo. De acordo com o presidente do Aeroclube, Clóvis Andrade, tanto o coordenador (ou instrutor) do esporte, quanto o atleta devem estar cientes das suas responsabilidades.

“O Aeroclube atua para dar apoio a quem realiza paraquedismo. Quando vai haver algum evento com saltos, o instrutor e o paraquedista têm de assinar um termo de responsabilidade de segurança de todo o processo”, esclarece o presidente. Ele acrescenta que cada modalidade de esportes desse tipo, tem legislações específicas que devem ser seguidas.

“E nós também temos nossas regras. Ninguém, por exemplo, pode estar no pátio de manobras no momento da realização do esporte. Muitas pessoas leigas, amigos ou parentes dos esportistas querem chegar perto ou tirar foto próximo a eles. Isso não é permitido no Aeroclube”, aponta o Clóvis.

Medo

O instrutor Aragão deixa claro que o medo de praticar paraquedismo existe, mas com os equipamentos necessários e as orientações adequadas, o esporte torna-se prazeroso. “Medo todo mundo têm no começo. Mas quando se conhece a fundo o esporte, esse receio vai logo embora”, ressalta.

Por Victor Hugo e Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais