Campeonatos serão disputados no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju (Foto: Arquivo Infonet) |
Aracaju pode ser a casa da seleção juvenil de Boxe que disputará as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, segundo anúncio do presidente da Confederação Brasileira de Boxe Mauro Silva. Para que isso se torne realidade, além da construção do futuro Centro de Excelência em Boxe, serão necessários investimentos não só de patrocinadores, como uma parceria entre o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEEL).
A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira, 6, durante coletiva de imprensa sobre a realização do 3º Campeonato Brasileiro de Boxe Juvenil Masculino e o 9ª Campeonato Brasileiro de Boxe Juvenil Feminino, cujas lutas começam nesta quinta-feira, 7, e vão até o dia 13, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira. É a terceira vez consecutiva que o Estado recebe competições nacionais dessa modalidade, um dos aspectos que justificam a possibilidade de o Estado atrair a seleção olímpica.
Mauro Silva destaca o boxe em Sergipe e a preparação para as olimpíadas de 2016 (Fotos: Diógenes de Souza/Portal Infonet) |
“O boxe em Sergipe tem dado grandes saltos nos últimos três anos. O presidente da Federação local, Valter Duarte, vem realizando um bom trabalho no desenvolvimento do esporte. Além disso, temos aqui um secretário de Esporte que é exemplo para todo o país”, acrescenta Mauro Silva.
Ele ressalta que nos campeonatos que começam nesta quinta o olhar também estará voltado aos que têm potencial para disputar os jogos olímpicos de 2016. “Até lá queremos montar um grupo com total capacidade de lutar por medalhas. Por isso estamos investindo nas bases, é esse o nosso trabalho daqui pra frente”, explicou. O presidente da Confederação brasileira destaca que para a Olimpíada de Londres, no ano que vem, a equipe já está formada.
Aproximadamente 130 atletas com idade entre 15 e 17 anos de várias partes do país devem participar das duas competições que serão realizadas na capital. Estima-se que sejam realizadas 120 lutas, mas esses dados só devem ser fechados até a abertura dos eventos.
Secretário de Esporte comemora o fato de Aracaju sediar as duas competições |
No boxe feminino as atenções se voltam para Andréa Bandeira, Clélia Costa e Daniela Bastieri; no masculino os nomes que prometem subir ao pódio são Vitor Oliveira e David Jesus. Todos eles integram a seleção brasileira.
O secretário de Estado do Esporte e Lazer Maurício Pimentel comemora o fato de Aracaju sediar as duas competições. “A cada ano esses eventos se tornam cada vez maiores e melhores. Isso também demonstra que estamos no caminho certo ao investir no esporte. Temos um grande compromisso com o boxe para 2016”, diz.
Para gerente de comunicação da Petrobras, Luiz Roberto Dantas, ao patrocinar a competição a empresa proporciona que a modalidade esportiva se estrutura. “O esporte fomenta a educação e possibilita o verdadeiro exercício da cidadania. Antes havia uma proibição do patrocínio às artes marciais, hoje isso mudou. Trata-se de uma evolução, principalmente por que há um programa mais amplo visando as olimpíadas [de 2016]”, comenta.
Por Diógenes de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B