![]() |
(foto: Luiz Pires/Fotojump) |
Quatro jogos, três vitórias, um empate com êxito nos pênaltis e uma medalha de ouro inédita. Eis a campanha vitoriosa da seleção de futsal da UNIT nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizados no último fim de semana em Goiânia. Após vitória por 5 a 4 sobre a seleção da Universidade Federal de Lavras, de Minas Gerais, os sergipanos garantiram a primeira medalha de ouro do estado nos esportes coletivos da competição.
De acordo com o técnico da equipe, Eurico Souza, o resultado positivo é consequência da dedicação do time. “Eles prometeram entre si mesmos que iriam voltar com o título e trabalharam muito para isso. Focaram bem, treinaram dias de sábado e domingo, se dedicaram à parte física. A palavra correta para resumir o desempenho deles é comprometimento”.
O começo da campanha foi tranquilo. Com vitórias de 10 a 1 sobre a UFMT, do Mato Grosso, e por 13 a 3 sobre a FDV do Espírito Santo, o time se classificou em primeiro na sua chave. Em seguida, porém, veio a pedreira: o time Universo, do Rio de Janeiro, um dos favoritos ao título e responsável pelo jogo mais complicado do time sergipano na competição.
“Estávamos ganhando por 3 a 2 quando eles empataram no final. Na prorrogação, a igualdade continuou. Mas nos pênaltis o nosso goleiro, Giórgio, estava abençoado e defendeu duas cobranças”, destacou o técnico Eurico. Com a vitória por 8 a 7 nos penais, a seleção sergipana estava classificada para a final.
Na finalíssima com os mineiros da Federal de Lavras, o placar lá e cá demonstrou o equilíbrio técnico que havia entre as equipes. Mas a vantagem terminou mesmo com os sergipanos: 5 a 4. “Era um gol nosso seguido de outro deles sempre. Mas quando faltava um minuto para acabar, Pedro Leonel acertou um chute de meio de quadra e fez o gol do título”, conta o técnico. Leonel, com 12 gols, também ficou com a artilharia do torneio.
Ainda de acordo com Eurico Souza, o time já está focado nos JUBs do ano que vem, que serão em Aracaju. “Não estamos garantidos na próxima competição, pois mesmo os campeões precisam passar por seletivas. Mas já somos bicampeões da seletiva estadual e tentaremos o tricampeonato. E os trabalhos já começam em janeiro”, disse.
Por Igor Matheus