![]() |
Sergipe é líder do grupo A4 da Série D (Foto: Filippe Araújo – FSF) |
O Sergipe encerrou sua participação na Série D antes da pausa da Copa das Confederações com um empate importantíssimo na disputa de uma das vagas nas oitavas-de-final da competição. Jogando fora de casa, contra o campeão paraibano Botafogo, o Gipão correu atrás e arrancou um bom empate, com um gol de Leandro Kível.
O jogo que terminou em 1 a 1 deixa o vermelinho numa posição confortável: assegura a liderança e terá agora mais um mês de preparação antes da próxima partida, que só acontece no dia 7 de julho, contra o Juazeirense.
O local da partida segue indefinido, apesar da declaração do presidente da FSF de que já teria notificado a CBF de que os jogos do Sergipe aconteceriam no estádio Presidente Médici, em Itabaiana. O Batistão estará interditado para a reforma.
O jogo
O confronto entre os campeões sergipano e paraibano tinha tudo para ser eletrizante, e assim foi. Mesmo com a entrada de muitos jogadores novos, ainda desentrosados com o resto da equipe, o Sergipe mostrou um futebol seguro.
Mas o Belo da Paraíba também mostrou porque mereceu a faixa de campeão e conseguia conter um Sergipe que tomava iniciativas e fazia um futebol ousado e veloz, que marcou a campanha da equipe no Estadual.
Parral se destacava nas investidas pela direita, enquanto o Botafogo tinha na figura de Fábio Neves as principais jogadas. Até o momento a partida era equilibrada. Mas aos 32 minutos, no primeiro cochilo da zaga colorada, Thiaguinho aproveitou a falha, avançou e abriu o placar para os donos da casa.
Antes do fim do primeiro tempo o Sergipe quase chegou ao empate em um chutaço de Fernando Pilar. O goleiro Genivaldo precisou se desdobrar para evitar o gol.
Segundo tempo
Eis que Givanildo Salles voltou a enxergar a partida de uma forma inteligente, e volta a ter toda a responsabilidade pela mudança de postura da sua equipe. Sacou o zagueiro Léo, abrindo mão de jogar com trêz zagueiros e colocou, para a surpresa de todos o atacante Leandro Kível.
O artilheiro do campeonato Sergipano estreou da melhor forma possível. Logo aos dois minutos, caiu pela direita e cruzou para Lucão cabecear e mandar na trave. Não demorou muito e aos 5 minutos recebeu um bom passe de Fabinho e empurrou para as redes.
Era o Sergipe jogando num inédito 4-3-3 bem ofensivo, com direito a Rafael servindo os três matadores. O treinador do Belo, Marcelo Vilar reconheceu ter sido surpreendido pela mudança, e que só teria tido chance para mudar o esquema quando o gol já havia saído.
O Sergipe ainda seguiu pressionando, tendo boas chances de virar, mas viu o Botafogo recuperar o equilíbrio da partida sob o apoio da sua torcida. O Botafogo chegou a assustar em lances do experiente Warley, mas Pablo estava bem.
Por volta dos 20 minutos do segundo tempo, até a reta final da partida o jogo esteve muito equilibrado, com um Botafogo nervoso pelo placar, e um Sergipe esperando o momento preciso para virar, mas sem se expor muito.
O outro estreante da tarde, o goleiro Pablo, eleito o melhor do Campeonato Sergipano, também mostrou que sua contratação foi acertada. No último lance do jogo, já nos acréscimos, Fábio Neves soltou uma bomba e o ex-goleiro do River se esticou para fazer uam defesa milagrosa.
O jogo terminou empatado, num resultado muito interessante pra o Sergipe, que descansará e se preparará por um mês inteiro com a liderança assegurada.
Por Irlan Simões