O Santos Futebol Clube, que consagrou Pelé, é o adversário do Club Sportivo Sergipe na Copa do Brasil de 2006. O jogo, que acontecerá dia 16 de fevereiro, vai marcar a inauguração oficial dos refletores do Estádio Lourival Batista, o Batistão. A divulgação do nome do time paulista foi feita na tarde de ontem pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que anunciou a tabela da competição com a realização de 16 jogos. O Itabaiana, campeão sergipano, jogará contra o Remo de Belém (PA), campeão da Série B do Campeonato Brasileiro deste ano.
A vinda do Santos é fruto de um pedido pessoal feito no último mês de setembro pelo secretário de Estado do Esporte e Lazer, Carlos Batalha, ao diretor técnico da CBF, Virgílio Elísio. A intenção era de que os clubes sergipanos enfrentassem o Vasco ou Flamengo, mas essas duas equipes já estavam comprometidas com outros Estados. “Fiz o pedido inicialmente com o presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Carivaldo de Souza, reforçando-o em novembro”, observou.
Carlos Batalha destacou ainda que a idéia era trazer uma grande equipe para a festa de inauguração dos refletores, mas a CBF indicou o Santos que é o principal clube paulista na Copa do Brasil, uma vez que as outras grandes equipes como o Corinthians, o São Paulo e o Palmeiras, em 2006 não disputarão a Copa do Brasil em virtude de estarem em competições continentais, como a Taça Libertadores da América. A divulgação da tabela completa do torneio nacional com seus desdobramentos até a fase final acontece com uma antecedência de 68 dias.
Gramado do Batistão – Quando o Batistão for reaberto no próximo dia 08 de janeiro, data prevista para o início do Campeonato Sergipano de Futebol Profissional, um dos setores que mais vai despertar o interesse do torcedor sergipano é justamente o gramado daquela praça de esportes. O estádio passa por uma pequena reforma estrutural. “Uma reforma de rotina, realizada todos os anos, quando se encerra o campeonato estadual”, disse o secretário de Esporte e Lazer Carlos Batalha.
Toda a área externa está sendo pintada, fruto de uma parceria com a “Casa das Tintas”. Mas o visual mais destacado mesmo é do gramado, que recupera o seu verde e a textura de tapete, através de um tratamento especial, com materiais orgânico e mineral.
Por outro lado, segundo informações do secretário Carlos Batalha, o estádio será reaberto no dia 08 de janeiro para os jogos diurnos, uma vez que o sistema de iluminação não foi ainda liberado e passa por uma fase de testes de lumens e focagem. O sistema de iluminação do Batistão foi completamente modificado, com a instalação de novas luminárias, pinturas das torres e das plataformas.
“O novo sistema de iluminação do Batistão, será inaugurado no dia 15 de fevereiro, por ocasião da estréia do Sergipe na Copa do Brasil, com certeza, contra uma grande equipe do eixo Rio-São Paulo, quando estaremos realizando uma grande festa, com casa cheia, revivendo as grandes jornadas do Batistão”, revelou Carlos Batalha.