![]() |
Sergipe garante oito medalhas nas modalidades individuais durante os Jogos Escolares da Juventude (Foto: Ascom/Seed) |
A delegação sergipana encerrou a primeira semana dos Jogos Escolares da Juventude conquistando oito medalhas nas modalidades individuais, categoria de 15 a 17 anos. O evento esportivo nacional está ocorrendo em Belém (PA). As competições individuais iniciaram-se na última sexta-feira, 8, com o atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e vôlei de praia. Os alunos atletas sergipanos ganharam quatro medalhas no ciclismo, uma no atletismo, uma no vôlei de praia, uma no judô e uma na luta olímpica. O Governo de Sergipe deu todo o suporte à delegação sergipana, garantindo alimentação e transporte até Belém.
As medalhas no ciclismo vieram com Breno Moraes, do Colégio Estadual Joaquim Vieira Sobral, que conquistou três vitórias, e Victor Fernandes do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela, que ganhou uma medalha de prata. No atletismo, Sergipe ganhou ouro com Estefany Pereira, do Instituto Dom Fernando Gomes, na prova de salto a distância. Já na luta olímpica, a equipe sergipana levou o bronze. O Judô, com Thais Viana, do Centro Educacional Espírito Santo, conquistou a prata na categoria pesado; e a dupla de vôlei de Praia, Duda e Rita de Cássia (IDFG), conquistou o bronze.
A diretora do Departamento de Educação Física da Seed, professora Maria Auxiliadora Pires, afirmou que os resultados conquistados nos esportes individuais, como ciclismo e judô, foram bastante expressivos, uma vez que Sergipe disputou com estados que já têm uma base solidificada no esporte escolar. "É importante termos em mente que são resultados inéditos que demonstram o apoio do Governo de Sergipe para o fomento da atividade esportiva nas escolas. O exemplo disso são os Jogos da Primavera, que servem como seletiva para os Jogos Escolares da Juventude, maior evento esportivo escolar do país, e que reúnem todos os estados da federação", destacou a chefe da delegação sergipana.
Modalidades coletivas
A competição recomeça na próxima terça-feira, 12, com as modalidades coletivas. O evento reúne mais de 4 mil alunos atletas de escolas públicas e privadas de todo o país. Nesta segunda semana, será a vez dos esportes coletivos: basquete, futsal, handebol, judô, tênis de mesa e vôlei.
Destaques
O ciclista Breno Moraes foi um dos destaques da delegação sergipana na primeira semana de competições, conquistando três medalhas, sendo ouro na prova estrada, bronze na prova contrarrelógio e bronze na prova de critério. Para o ciclista, o resultado é fruto de muito trabalho e dedicação ao esporte. "Estou muito feliz com as medalhas que conquistei. Sei que tenho ainda muito a crescer no esporte. Cumpri meu papel de representar bem Sergipe e minha escola, o Colégio Estadual Joaquim Vieira Sobral", declarou o aluno atleta.
Para o seu treinador, Wagner Faccion, as conquistas em Belém apenas reforçam a boa fase que os atletas Breno e Victor estão tendo nas competições. "Não tinha dúvidas de que eles conseguiriam trazer medalhas para Sergipe. Estou muito satisfeito e orgulhoso porque sei o esforço que os meninos fazem para estar bem nas competições", frisou o técnico.
Breno vem somando resultados expressivos em sua carreira de ciclista. Recentemente venceu a quinta edição da Volta Ciclística Internacional de Roraima, disputada de 13 a 15 de setembro, conquistando três medalhas de ouro nas três provas.
Outra que se destacou na competição foi a aluna atleta Duda, que disputa a luta olímpica. A dupla Rita de Cássia e Duda, ambas alunas do IDFG, conquistou a medalha de bronze. Feliz com a conquista Duda disse estar satisfeita. "Estou muito feliz em ganhar uma medalha para meu estado. A minha alegria é competir sempre e fazer o meu melhor", disse.
Com apenas 15 anos, Duda se tornou a primeira brasileira a participar de três disputas de nível mundial em um mesmo ano. Duda foi campeã no sub-19, disputou o sub-21 e foi vice no sub-23.
No atletismo, na competição de salto a distância, a sergipana Estefany Pereira, do IDFG, liderou praticamente toda a prova. Com a marca de 5,62 metros, a aluna atleta garantiu com tranquilidade a medalha de ouro. Visivelmente bastante emocionado, o técnico de Estefany, Sergio Andrade, declarou que a jovem é um talento nato para a modalidade. "Estefany está crescendo cada vez mais no esporte. Tenho essa vitória como resposta para todos aqueles que acreditaram nela e a apoiaram", frisou o técnico Sergio Andrade.
A boa surpresa foi a luta olímpica, na qual Sergipe conquistou a medalha de bronze por equipes. As alunas Vivian Souza e Aniele Santos, do Colégio Estadual Paulino Nascimento, não conseguiram esconder a emoção após terem ganhado a medalha de bronze. Para a técnica da equipe, professora de Educação Física Lindsei Brabec, todos que competiram na luta olímpica por Sergipe se empenharam muito. "Essa medalha chegou em uma boa hora. Acredito que vai incentivar ainda mais os alunos para se dedicarem à modalidade, declarou.
Jogos Escolares da Juventude
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento esportivo estudantil do Brasil e vai reunir mais de 4.000 atletas de todo o país. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional, porque além de tudo, possui um programa sócio-educativo e cultural que abrange diversas atividades extras, com intuito de aproximar os jovens de todo o Brasil aos valores olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.
Fonte: Seed