Sergipe sedia a partir deste domingo, 18, e até o dia 25 deste mês, um dos maiores eventos competitivos já realizados dentro do boxe amador. Foi aberto nesta noite o Campeonato Brasileiro de Boxe, que reúne pela primeira vez três competições: o 64º Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino Adulto, o 7° Campeonato Brasileiro de Boxe Feminino e o 2° Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino Cadete. Equipes de 19 Estados participarão do Campeonato
Cerca de 300 atletas de 19 Estados estão inscritos para as provas que ocorrerão no ginásio Constâncio Vieira. Além de contar com a presença de atuais campeões olímpicos da modalidade, o evento trará ao Estado nomes como Acelino Freitas (Popó), Kelson Carlos, Éder Jofre, Miguel de Oliveira, Maguila, Servílio de Oliveira e Rodrigo Minotauro.
De acordo com o presidente da Federação Sergipana de Boxe, Valter Duarte, o campeonato ocorre num dos momentos em que os representantes locais são fortes candidatos não só ao pódio nessa competição, mas a conquistar uma vaga para os Jogos Olímpicos de 2012. “Com a entrada do boxe feminino a partir das próximas olimpíadas, nós também já podemos pensar em enviar atletas e, quem sabe, quebrar o jejum de mais de 40 anos sem títulos para o Brasil”, acrescenta. Valter Duarte, Maurício Pimentel e Mauro José da Silva durante a abertura
“Sergipe entra para o cenário nacional como um gigante. A realização desse evento aqui tem a importância de uma dimensão que não podemos nem imaginar”, considerou.
Duarte ainda ressaltou o apoio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) para a realização das competições. “O Governo está acertando muito investindo no esporte e na educação, que são dois grandes agentes de transformações na vida dos atletas. O boxe, em Sergipe, agora é outra coisa”, enfatiza.
Maurício Pimentel disse que o boxe sergipano nunca mais será o mesmo
Divisor de águas
O secretário de Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, afirma que o evento é um verdadeiro divisor de águas para a modalidade aqui no Estado. Segundo ele, o campeonato é uma prova do crescimento que o esporte vem tomando. “Nunca aconteceu dos três serem realizados em uma única vez. Estamos de parabéns. O mais importante é que o boxe sergipano nunca mais será o mesmo, principalmente enquanto o esporte for prioridade”, disse.
Ainda sobre o apoio dado à competição, o presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Mauro José da Silva, disse que Sergipe está dando um exemplo que deveria ser seguido pelos demais, caso o desejo de levar um grande número de brasileiros às Olimpíadas de 2016 seja real. “Essa é a prova de que um campeonato desse volume é possível de ser realizado. Temos aqui um apoio que não só o boxe, mas todas as outras modalidades deveriam ter”, elogiou.
Taynna, campeã pan-americana, diz que nível brasileiro é alto
Uma das atletas olímpicas que estarão no evento, Taynna Taygma, bicampeã pan-americana, vê com orgulho a participação em um campeonato desse porte, principalmente por conferir os novos talentos em busca de um espaço. “Aqui, os mais iniciantes terão a chance de conhecer e conferir a experiência de atletas de vários níveis”, diz.
Taynna revela que o país teve um crescimento muito grande desde a primeira participação em um Pan-Americano. “Os resultados estão sendo espetaculares. O nível dos brasileiros é muito forte. Vamos trabalhar ainda mais para obter melhores resultados”, acrescenta.
Parte da delegação sergipana, cujos atletas são fortes cadidatos
A previsão é de que sejam realizadas mais de 40 lutas diariamente. A partir da próxima sexta-feira, 24, as competições entram na fase final. Para assistir é necessário apenas doar 1Kg de alimento não-perecível. Tudo o que for arrecadado será entregue a moradores do bairro Santa Maria.
Por Diógenes de Souza e Carla Sousa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B