![]() |
Evento reúne cerca de 200 atletas neste domingo, 7 (Fotos: Portal Infonet) |
Acontece durante este domingo, 7, o Campeonato Brasileiro de Judô Região II que ocorre no ginásio do Sesi situado no conjunto Augusto Franco. O evento reúne atletas de Sergipe, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte e serve de seletiva para o Campeonato Brasileiro de Judô Geral.
Nos resultados parciais, Pernambuco ocupa o primeiro lugar na competição com 63 medalhas [ 29 de ouro, 16 de prata e 18 de bronze], Sergipe a segunda com 39 [10 de ouro, 17 de prata e 12 de bronze] e a Paraíba a terceira colocação com 40 medalhas, tendo uma medalha de ouro a menos que Sergipe [9 de ouro, 15 de prata e 16 de bronze].
Neste domingo, 7, cerca de 200 atletas participam da competição que conta com aproximadamente 28 sergipanos nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sênior [atletas acima de 22 anos]. De acordo com o diretor-técnico da Federação Sergipana de Judô, Gilvan Andrade, a expectativa para a competição é a melhor possível. “A gente está bem, ontem apesar de algumas baixas, fizemos aproximadamente cinco campeões e tivemos muitas medalhas. Hoje a gente tem a categoria sub15 e o sênior competindo”, diz.
Novas regras
|
Dois árbitros agora passam a monitorar a competição por vídeo |
Os atletas que estão competindo no evento, já estão colocando em prática as novas regras definidas pela Federação Internacional de Judô. Uma das mudanças é a participação no tatame de apenas um árbitro. “Uma mudança visível é a permanência de um árbitro só. A gente usava antes três, mas os dois árbitros não foram banidos, agora ficam assistindo a luta no vídeo e auxiliando o arbitro central por um ponto auditivo. Hoje também o atleta não pode mais pegar na perna, isso já vem desde a Olimpíada para cá. Quando o atleta estoura a pegada, tira a pegada do kimono do adversário, ele também tem que fazer um ataque, senão ele vai ser punido”, orienta.
Apesar das novas determinações, Gilvan Andrade, garante que os atletas sergipanos não estão tendo problemas quanto as novas mudanças. “Essas determinações já vem desde o ano passado, então os professores já vinham trabalhando isso com os atletas e eles já estão cientes das regras”, afirma.
|
Gilvan Andrade diz que atletas já estão cientes das novas regras |
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B