Super Claro de Tênis e Claro de Duplas transformam Aracaju na capital do tênis

Tenistas de todo o Estado reúnem-se a partir de hoje (25) em Aracaju para disputar troféus e glórias nas várias categorias do Super Claro de Tênis e Claro de Duplas. Assistir às partidas, que ocorrem na Academia de Tênis, localizada na avenida Oceânica, 3533, Coroa do Meio, é um programa imperdível tanto para os aficionados quanto para os apenas curiosos. Para ajudar a torcida a entender melhor o esporte, que tem adeptos em todo o mundo, aqui vão alguns dados sobre a história e as regras do tênis.

Não se sabe ao certo a origem do tênis, mas o mais provável é que tenha surgido a partir de jogos muito antigos, como o harpastum dos romanos. Os bascos o teriam adaptado, desenvolvendo o jeu de paume, um esporte em que se lançava uma bola contra a parede batendo nela violentamente com a mão. O nome atual deriva, provavelmente, de uma expressão cunhada por atletas franceses. Na França, quando o jogador atirava a bola para o adversário, ele gritava: “Tenez!”, que em francês significa “pega!”.

Com o passar do tempo, diversos elementos foram introduzidos à prática do esporte, a exemplo da contagem de pontos, a quadra e a rede. Mas foi somente com o aparecimento da raquete, por volta do século XIV, que o jogo pôde difundir-se por todo o território europeu, tomando aos poucos a forma atual. Espalhou-se pelo resto do mundo, e hoje é disputado em quadras de grama, de saibro (terra batida) ou de piso sintético, em partidas individuais ou em duplas.

Taça Davis – O primeiro campeonato internacional ocorreu em 1900. Trata-se da Taça Davis, equivalente para o Tênis a uma Copa do Mundo. O esporte só chegou com força à América do Sul a partir de 1921, embora estivesse presente em nosso país desde 1898. Dos tenistas sul-americanos destacaram-se internacionalmente Maria Ester Bueno (brasileira) e Alex Olmedo (peruano). Recentemente, o sucesso do catarinense Gustavo Kuerten, o Guga, em torneios internacionais foi uma grande motivação para o ingresso de novos brasileiros no esporte.

 

Regras – No tênis, os pontos são marcados em games e sets. Ganha o game o primeiro que fizer o quarto ponto e o set quem fizer seis games. Os jogos masculinos são disputados em cinco sets e os femininos em três. Dos pontos que compõem o game, o primeiro vale 15, o segundo 30 e o terceiro 40. O quarto vale o game em si. Quando há empate em 40, é preciso que alguém faça dois pontos consecutivos para fechar o game. Enquanto isso não acontece, a partida volta para o 40–40 (chamado de “40 iguais”). “Vantagem” é o ponto que o jogador faz depois dos 40 iguais, pondo-se assim na frente do adversário – e a um ponto do game.

Se acontecer empate de cinco games, o set só é fechado quando alguém abre uma diferença de dois games. Em alguns torneios, os sets empatados em seis games são decididos em tie–break (como no vôlei). Nesse caso, vence o jogador que fizer sete pontos primeiro. Em campeonatos sem tie-break, vale os dois pontos de diferença.

 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais