|
Delegação sergipana com Troféu Eficiência (fotos: divulgação) |
O tênis de mesa sergipano segue a mil por hora nos torneios regionais. Formada por 20 atletas, a delegação local acaba de voltar com nada menos que 19 medalhas da Copa Interestadual de Pernambuco, realizada no fim de setembro no Ginásio Marcelino Lopes, em Recife. O resultado fez com que os sergipanos ainda levassem o Troféu Eficiência da competição, oferecido à delegação com maior número de medalhas. O torneio em Pernambuco reuniu cerca de 200 mesatenistas da Bahia, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.
Em Recife, o quadro de medalhas obtidas pelos sergipanos integrou sete medalhas de ouro, seis de prata e seis de bronze nos níveis técnico e ranking por idade. No nível técnico – rating –, os atletas locais levaram três de ouro, quatro de prata e três de bronze. Os destaques locais foram Filipe Leoser, Rodrigo Cardoso e Vitor Nascimento, campeões dos ratings B, D e E.
|
Já no ranking, dividido por idade, a equipe sergipana faturou quatro medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. Os grandes nomes locais na categoria foram Luiz Mendes, campeão do pré-mirim; João Marcos, campeão do infantil; Luzianne Lima, campeã do infantil feminino; e Danylo Antonio, campeão da categoria juvenil.
Nível e preparação
A grande atuação de Sergipe em Pernambuco se assemelha à performance dos mesatenistas locais no interestadual realizado em Maceió, em agosto. Na ocasião, a delegação de Sergipe também levou o Troféu Eficiência. De acordo com Guido Borges, presidente da Federação de Tênis de Mesa da Sergipe (FTM-SE), entretanto, o nível da competição em Recife estava bem mais alto que o da última etapa.
“Foi um torneio muito mais difícil. Para se ter uma ideia, a equipe da casa, o Sport Recife, colocou 40 atletas na competição. Mesmo assim conseguimos nos sair muito bem. Quando não ganhávamos uma categoria, fechávamos o pódio com os segundos e terceiros colocados”, detalha. O dirigente e atleta também ressaltou a força da preparação dos sergipanos.
|
Em primeiro, o mesatenista sergipano Luiz Mendes |
“Como participamos de muitas competições, nossa preparação é anual. Mas focamos principalmente no campeonato brasileiro, que é a competição mais difícil. Assim, toda vez que participamos de competições menores, como interestaduais, nos damos bem. É claro que, por vários fatores, nem todos os atletas da nossa delegação podem participar do campeonato brasileiro, mas mantemos o nível”.
O Brasileiro de Tênis de Mesa será realizado em novembro no município de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Enquanto isso, os atletas sergipanos se aprimoram em mais uma etapa do Campeonato Sergipano, que será realizada neste domingo, 6, no Ginásio do Colégio Coesi, em Aracaju.
Por Igor Matheus