Luciano Vieira e Emílio Nascimento (Fotos: Top Fight) |
Juntos, eles somam mais de 40 anos de jiu-jitsu. E mesmo com toda a história, todos os discípulos e todos os títulos que somaram em Sergipe, Luciano Vieira, faixa-preta 4º grau da Corpo e Mente, e Emílio Nascimento, faixa-preta 2º grau da Soul Fighters, jamais se enfrentaram nos tatames e nunca treinaram juntos. Mas esse hiato acaba neste sábado, 8: os dois se enfrentarão na última luta do card principal do Top Fight, que acontecerá a partir das 20h no ginásio Constâncio Vieira.
Iniciado por Jairo Moura no jiu-jitsu há 22 anos e faixa-preta de Ricardo de La Riva há 14, Luciano Vieira é um dos faixas-pretas mais graduados e antigos do estado. Para o desafio contra Emílio, Vieira contou que a preparação teve um companheiro especial: seu filho Yuri. “Ele tem meu peso, minha altura, conhece meu jogo e está sempre treinando comigo. Então está atuando como meu técnico e meu ‘sparring’. Mas também tenho treinado com meus alunos”.
Luciano Vieira: preparação com apoio do filho Yuri, à direita |
Ex-presidente da Federação Sergipana de Jiu-jitsu – posto que Emílio ocupa atualmente –, Luciano reconhece o valor de seu adversário. “É um ótimo gestor e atleta. Espero que ele esteja preparado, pois quem vai ganhar com isso é o público”. Campeão mundial e tetracampeão brasileiro pela CJJB em 2016, Vieira deu a seu oponente recado sereno. “Desejo a ele uma boa luta. Somos dois formadores de opinião, e será muito bom para o público prestigiar o pessoal das antigas em um evento ‘top’”.
Emílio e alunos: confiança no treinamento |
Outro discípulo de Jairo Moura com mais de duas décadas de estrada, Emílio Nascimento recebeu a faixa-preta do mestre alagoano Diojone Farias em 2006 e tem se virado para conciliar a preparação para a luta com a presidência da Federação Sergipana de Jiu-Jitsu. “Minha preparação física teve corrida, cross fit, e continuei treinando de duas a três vezes por dia quando podia. Aos trancos e barrancos, na correria, consegui fazer treino específico”.
Emílio também ressaltou o valor de seu adversário, mas mostrou mais confiança em sua estratégia. “Ele é um ótimo atleta, tem muita estrada no judô também e é um adversário perigoso. Tenho que ter cautela para não dar brecha, mas acredito no treino que fiz e vou fazer o que treinei. Não vou me preocupar com o jogo dele”.
Campeão do São Paulo Open 2015 e terceiro lugar no Rio Open em 2016, Emílio está confiante de que ganhará o combate. “É uma honra pra mim lutar com Luciano Vieira, mas acredito na minha vitória e no meu treino. Espero que ele esteja bastante treinado para valorizar o combate. Sou lutador, sou guerreiro, sei que amanhã será guerra. Que vença o melhor”.
TOP FIGHT
O Top Fight desafio de jiu-jitsu acontecerá a partir das 20h deste sábado, 8, no Ginásio Constâncio Vieira. Veja abaixo quais serão as lutas:
CARD PRELIMINAR
Diego Fiel x David Maikon
Myllan Benjamim x Paulo Otávio
Erika Machado x Luana Fraga
Victor Ribeiro x Victor Arcieri
Rodrigo Feiju x Tiago Marinho
Ana Karolina x Priscilla Almeida
CARD PRINCIPAL
Bruno Campos x Thiago Brutus
Tharcísio Teixeira x Rodrigo Campos
Luciano Vieira x Emílio Santos
Fabrício Alagoinhas x Felipe 'Japa'
Sammyr Xavier x Bruno Rafael
Por Igor Matheus
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B