|
(fotos: Igor Matheus/ Portal Infonet) |
Na manhã desta sexta-feira, 9, foi a vez do maior dos jogos de tabuleiro atrair as atenções nos Jogos da Primavera. Realizado no Colégio Arquidiocesano, em Aracaju, o torneio de xadrez reuniu 77 participantes de 29 escolas, entre particulares e públicas. A competição foi dividida em duas categorias: convencional, para jogos até 61 minutos de duração, e relâmpago, para partidas até cinco minutos. A competição se estende até este sábado, 10, no Arquidiocesano. Os melhores participantes se credenciam para os Jogos da Juventude, que serão realizados em Natal (RN) no mês de setembro.
Em meio às várias partidas simultâneas, um dos primeiros a vencer foi Gustavo Carvalho, enxadrista do Colégio Módulo. Aos 13 anos e praticante do esporte há seis, Gustavo encara uma rotina de dois treinos por semana e a complementa em casa em jogos contra o computador. Campeão sergipano nas categorias infantil e mirim, o jovem competidor destacou os benefícios do xadrez para seu próprio desempenho na escola. “Melhorou minha concentração nas aulas. Xadrez é ótimo para o raciocínio, para a mentalidade de quem pratica”, ensina.
|
Competição se estende até este sábado, 10 |
Já a jovem Kemelly Santos, de 13 anos, pratica xadrez há três anos. Aluna da Escola Municipal Maria das Graças Souza Garcez, de Itaporanga D’ajuda, ela foi uma das primeiras garotas a sair vitoriosa do torneio desta sexta-feira. E com a experiência de quem já venceu uma edição do campeonato da TV Sergipe de Xadrez, discorre sobre o que a modalidade proporciona de bom. “A gente fica mais quietinho, pensando no que vai fazer. Ajuda na inteligência”, disse.
Outro que saiu sorridente da sala de competições foi Vladimir Fontes Dias, do Colégio Amadeus. Sua vitória, entretanto, resulta de sua dedicação. “Treino a semana inteira. E quando estou em casa costumo jogar no computador”. Participante frequente de campeonatos – e vencedor de um torneio da TV Sergipe –, o jovem enxadrista não hesita em citar a principal melhoria intelectual que o xadrez promove. “A gente fica mais atento à aula”.
O professor de xadrez José Dias confirma todas as observações dos jovens competidores, acrescenta algumas e destaca o principal mérito da modalidade. “O xadrez melhora a percepção lateral, a socialização, a memória e a concentração. Mas o seu principal benefício é o estímulo ao pensamento, à reflexão, à capacidade de tomar uma decisão. O aluno passa a refletir sobre o que vai fazer, tanto no jogo quanto na vida”.
|
Kemelly Santos |
Por Igor Matheus